segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ISTO É O QUE VOCÊ PRECISA VERIFICAR SEMPRE QUE COMPRAR ÁGUA ENGARRAFADA!

Ref.: Notícia “ISTO É O QUE VOCÊ PRECISA VERIFICAR SEMPRE QUE COMPRAR ÁGUA ENGARRAFADA!”

Prezado,
Foi com extrema preocupação que a Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC tomaram conhecimento da matéria “ISTO É O QUE VOCÊ PRECISA VERIFICAR SEMPRE QUE COMPRAR ÁGUA ENGARRAFADA!”, publicada em 27 de fevereiro. O texto contém incorreções sobre os plásticos, trazendo informações infundadas e alarmistas. Sendo assim, solicitamos espaço neste portal para a publicação da informação correta, em benefício do leitor.
A Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC esclarecem que os plásticos são atóxicos, inertes e seguros.As informações apresentadas no texto de que alguns oferecem risco à saúde humana são absurdas e totalmente incorretas. Nos Estados Unidos, as embalagens de plásticos que entram em contato com alimentos são rigidamente regulamentadas pela FoodandDrugAdministration (FDA). No Brasil, a mesma preocupação de se garantir produtos seguros aos consumidores se dá por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que através da Resolução RDC 105, de maio de 1999, diz: “Regulamenta as embalagens e equipamentos, inclusive revestimentos e acessórios, destinados a entrar em contato com alimentos, matérias-primas para alimentos, águas minerais e de mesa, assim como as embalagens e equipamentos de uso doméstico, elaborados ou revestidos com material plástico”.
Mais um exemplo vem da União Européia. Em janeiro de 2015, a EuropeanSafetyAuthority (EFSA) emitiu relatório afirmando que o BPA não apresenta risco a saúde. Além do FDA e EFSA, outros órgãos regulamentadores tem chegado à conclusões científicas similares, tais como Health Canada – Canadá, Food Standards Autralia New Zeland – Austrália e The JanpaneseNationalInstituteofAdvanced Industrial Science and Technology – Japão.
Sobre os Ftalatos, são substâncias usadas há mais de 50 anos sem um único caso relatado de problemas de saúde. Trata-se de alguns dos produtos químicos mais estudados no mundo. São estudos de avaliação de riscos rigorosos realizados não só pela União Europeia, como também por outros órgãos científicos internacionalmente respeitados.
Os resultados têm demonstrado a segurança dessas substâncias nos vários segmentos onde são utilizados. Efeitos adversos para a saúde são observados apenas em estudos com ratos. Mesmo assim, tais efeitos são notados em testes com exposição, destes roedores, em níveis elevadíssimos de Ftalatos, aos quais a população não é submetida. Portanto, a extrapolação desses estudos não pode ser aplicada a seres humanos. Além disso, praticamente 100% das bolsas de sangue no mundo são fabricadas com PVC contendo DEHP, um tipo de ftalato, o que por si só atesta sua segurança. Para se ter uma ideia, o DEHP, um dos ftalatos mais utilizados no mundo, é o único aplicado em utensílios médicos. Inclusive o PVC é o plástico mais utilizado na área médica, com aprovação de entidades reguladoras do setor de saúde, como a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, FDA – Administração Federal de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos, FarmacopéiaEuropéia, Ministério da Saúde do Japão, dentre tantos outros órgãos competentes. Certamente estas entidades não permitiriam o uso de tal substância na composição de embalagens para o setor médico, tão pouco para embalar medicamentos, caso houvesse algum risco para a saúde da população ou para o meio ambiente.

Em resumo, embalagens e produtos que entrem em contato com alimentos, independentemente da sua matéria prima, são avaliados e regulamentados pelos órgãos responsáveis, que atestam sua segurança à saúde humana. Os plásticos não fogem à regra e são largamente utilizados, pois trazem benefícios às pessoas – economia, proteção ao alimento, à água, oferecem segurança, higiene, bem estar e qualidade de vida.
A Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC atuam para promover as características e benefícios dos plásticos. São produtos versáteis, inertes, atóxicos, de excelente custo-benefício, o que os fazem presentes em diversos segmentos do dia a dia das pessoas. Além disso, as entidades representam uma cadeia de fabricantes que atua sob a luz da ética, sustentabilidade e respeito às legislações vigentes no Brasil.
Assim sendo, reiteramos a solicitação de espaço no Mundo Amazônia para que os leitores tenham acesso a informação correta sobre os plásticos.
No aguardo de um posicionamento, agradecemos a atenção.

Miguel Bahiense
Presidente
Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário