1. Consertar um zíper quebrado: uma escolha ecológica
Por que consertar um zíper é uma escolha ecológica? Será a crise, será a nova onda de consciência ambiental, mas estamos vendo que todos os nossos desperdícios são a base não só de gastos excessivos para comprar de novo roupas, alimentos, ferramentas tecnológicas, mas também são a causa de destruição dos recursos naturais do nosso planeta.
Há aqueles que correm para defender a Amazônia e os golfinhos, quem realiza a horta em casa ou na varanda, e aqueles que optam por não jogar fora os objetos velhos só porque não gostam mais deles, mas renova-los para torná-los ainda mais bonitos de quando foram comprados. E depois há aqueles que escolhem de consertar as roupas: uma meia com um furo é se conserta em um minuto com um pouco de fio, uma jaqueta esfarrapada nos cotovelos, ou as calças rasgadas na altura dos joelhos se torna de moda com os remendos certos e o zíper quebrado não vai dar mais problemas com este simples.
2. Como consertar um zíper em 4 passos
Com este guia, você não terá que jogar fora uma saia ou um par de calças só porque você quebrou o zíper e você não terá que pedir um conserto ou uma substituição gastando dinheiro, mas você poderá fazê-lo diretamente em casa em poucos minutos. Do que você precisa?
1. Tesoura;
2. Agulha;
3. Fio resistente;
4. Alicate.
3. E se o zíper funcionar somente em um dos lados?
Se o zíper for quebrado e o cursor se move em um lado só, totalmente desenganchado do outro lado, é hora de aplicar este método em 4 etapas.
1- Coloque o cursor para cima e abra o zíper da sua saia ou das calças até a parte mais baixa que você conseque. Com a ajuda do alicate, remova os cinco ou seis primeiros dentes na base do zíper, para criar um novo início do zíper. Agora, faça deslizar o cursor ao longo do único cardaço ao qual está ligado até alcançar a parte mais baixa, de frente ao cardaço que é agora desprovido de dentes. Enfie o cursor em ambas as faixas a partir de aqui. Se você achar que é difícil, lubrifique um pouco o zíper, esfregando uma vela ou uma barra de sabão: isso vai fazer deslizar o cursor sobre os dentes.
2- Enfie agora o cursor e faça-o deslizar para cima e para baixo até ver que não se fecha na posição exata, ou seja, quando os dois cardaços de dentes coincidem na parte superior do zíper, aquela perto do botão de fechamento, para entender.
3- Depois disso, quando parecer bom, verifique a correspondência dos dentes. Fixe com um par de pontos do último par de dentes combinado, pouco antes do começo do trecho onde você removeu os primeiros dentes da base de seu zíper. Abra o zíper e controle se as duas faixas abertas coincidem em comprimento e número de dentes. Coincidem? Bem, quase terminamos!
4- Agora feche o zíper e continue até a costura final. Escolha um fio resistente que tenha a cor do tecido de sua saia ou das suas calças, ou então que tenha a mesma cor do zíper: desta forma, o conserto será praticamente invisível.
Costurado entre eles os dois lados da parte inferior do zíper, aquela sem dentes e a parte correspondente do outro lado. Fixe-os bem entre eles e continue a costura até os primeiros 3 dentes emparelhados, de modo que o cursor não desca nunca abaixo do ponto em que o zíper está quebrado. Foi fácil, né?
FONTE: http://www.astoupeiras.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário