quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Centro Universitário Una, no ano em que completa 60 anos, celebra parceria com Cine Belas Artes

Reitor Una

                            Adhemar Oliveira _ cred Aline Arruda 


 

Centro Universitário Una, no ano em que completa 60 anos, celebra parceria com Cine Belas Artes

 

O Cine Belas Artes, único cinema de rua remanescente em Belo Horizonte – e que estava em vias de encerrar as suas atividades –, acaba de celebrar uma parceria com o Centro Universitário Una e passará a se chamar Una Belas Artes

 

 

O Belas Artes e a Una campus Liberdade são vizinhos muito próximos, ambos localizados em Lourdes, região Centro-Sul da capital. É precisamente nessa unidade que a Una oferece o seu tradicional curso de cinema. A parceria recente é, portanto, precedida por uma tradicional afinidade cultural e geográfica.  

 

O Cine Belas Artes foi aberto em 1992, no prédio que já abrigou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto do edifício é assinado pelo arquiteto Sylvio Vasconcellos e está localizado na rua Gonçalves Dias, 1581, em Lourdes, em frente à Una Liberdade. O complexo abriga um café, livraria e três salas de exibição.

 

Desde a inauguração, o local se transformou em um reduto de filmes independentes, de arte, de diferentes países, além de pré-estreias de títulos nacionais. Grande parte dos filmes exibidos ali, apesar de sua imensa relevância cultural, não encontram outro espaço de exibição em Belo Horizonte. Reitera-se que o “Belas”, como é carinhosamente chamado por seus frequentadores, é o último cinema de rua da cidade.

 

Desde 19 de março de 2020, o Cine Belas Artes está fechado. Para quitar compromissos atrasados e tentar manter o seu funcionamento, o espaço contou, recentemente, com o apoio de seus frequentadores e admiradores, por meio de uma vaquinha on-line. A campanha, intitulada SOS Belas Artes, teve rápida adesão e atraiu contribuições. A resposta à ação demonstrou a importância que a própria população local atribui ao espaço, reconhecendo-o como crucial para a construção e manutenção da cultura da Belo Horizonte e de seus cidadãos.  

 

Segundo o diretor de programação do Cine Belas Artes, Adhemar Oliveira, o recurso arrecadado com o crowdfunding permitiu um respiro, importante para que o espaço não fechasse as portas de maneira definitiva durante o isolamento social imposto pela pandemia. Ele ressalta, ainda, que todas as contrapartidas oferecidas a quem apoiou o projeto estão mantidas.

 

Para o reitor do Centro Universitário Una, Rafael Ciccarini, o Belas Artes é um bem público que faz parte da história de Belo Horizonte: “a aproximação com o Centro Universitário se dá de forma natural e muito feliz, já que a Una Cidade Universitária se propõe a fazer parte da vida da comunidade, ter as suas unidades abertas e integradas aos aparelhos culturais do Circuito Liberdade. Um presente para BH no ano em que a Una comemora 60 anos de atuação no ensino superior mineiro”, diz. 

 

Exatamente em frente ao cinema, mas com entrada pela Rua da Bahia, situa-se o campus Liberdade, do Centro Universitário Una. Nessa unidade, desde 2007, funciona o curso de Cinema e Audiovisual da Una, desde então uma importante referência para todos os envolvidos com a sétima arte em Belo Horizonte. 

 

A ligação entre os dois espaços, ainda, poderá se entender a uma série de possíveis atividades de extensão relacionadas ao Centro Universitário Una e, em particular, ao campus Liberdade. A unidade, além de Cinema, oferece cursos como: Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social, Design de Interiores, Moda, Gastronomia, Jornalismo, Marketing, Relações Públicas. Trata-se de uma promissora união em prol da história, da cultura e da educação em Belo Horizonte.

 

 

 

 

Izabela Ferreira

Relacionamento com a Imprensa

Rede Comunicação de Resultado

(31) 2537-5731 - 99835-6427

www.redecomunicacao.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário