sexta-feira, 20 de novembro de 2015

UFOP aposta na utilização de rejeitos da mineração na construção civil

Um grupo de pesquisas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) aposta na utilização dos rejeitos da mineração na construção civil. Os trabalhos apontam para alternativas que poderiam contribuir para a minimização dos impactos ambientais bem como redução dos riscos potenciais das barragens de rejeitos de minério de ferro. A iniciativa vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Grupo de Pesquisas RECICLOS-CNPq da Ufop.
Segundo o coordenador do projeto, professor Ricardo Fiorotti, trata-se basicamente de “soprar” a lama e separar os materiais nela existentes – tanto o material bruto quanto o material processado. Esse processo possibilita a incorporação de até 80% da lama no lugar de areia na produção de materiais para a construção civil. Os novos produtos são eficientes também do ponto de vista da utilização. O projeto já produziu concreto, argamassa, tijolos e bloco de pavimentação. “Todas essas produções são idênticas ao convencional. A única diferença está na cor, que é avermelhada”, explica o professor.
A equipe de pesquisa se coloca à disposição para oferecer o serviço de forma gratuita. A ideia é encontrar uma oportunidade de transformar a lama em uma atividade econômica. “Nós não queremos nenhum financiamento. A intenção é beneficiar a sociedade, propondo soluções. Muito é possível se fazer com esses rejeitos”, explica Fiorotti.
(Fotos: Divulgação UFOP – Fonte: UFOP / O Tempo)
- See more at: http://www.aconteceunovale.com.br/portal/?p=73274#sthash.ffGkV6ct.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário