segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

10 benefícios do morango

As frutas sempre são ótimos alimentos para quem está de dieta para emagrecer ou mesmo apenas buscanado uma alimentação saudável.
Quando falamos em dieta para emagrecer o morango é um alimento especial, pois possui tão poucas calorias que tem o gasto calórico do corpo tem para fazer a digestão maior do que as sua próprias calorias.
O morango também traz muitos benefícios para a saúde muito além do emagrecimento, ele é realmente uma fruta poderosa em todos os aspectos.
O morango também muito nutritivo ele possuí importantes elementos para a saúde como:
Vitaminas B2, B5, B6, B9, C e K;
Cobre;
Iodo;
Potássio;
Magnésio;
Silício;
Omega-3.
morango
Vejamos agora os 10 maiores benefícios do morango para a sua saúde:
Ajuda alcalinizar o sangue
Alguns minerais são modificadores do pH, o que ajuda na manutenção da saúde celular, alcalinizando ou acidificando conforme a necessidade do organismo.
A maioria dos minerais encontrados no morango são alcalinizantes e trabalham como elementos energizantes e neutralizadores.
Em nosso organismo há uma grande quantidade de bactérias e fungos e até aí tudo bem, podemos viver com isso. Eles se alimentam das substâncias de nosso sangue e também jogam nele toxinas, alterando a acidez do sangue. Por isso é importante se alimentar com alimentos que equilibram o pH, pois eles limpam essas toxinas.
Auxilia na imunidade do organismo
A vitamina C encontrada no morango é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) e você só pode através da alimentação.
Ela produz diversas ações vitais aos seu organismo, melhorando inclusive o sistema imunológico e tem ações antioxidante que combate os radicais livres.
Ajuda a eliminar toxinas
Como dissemos anteriormente a vitamina C tem papel antioxidante, ela neutraliza a ação de toxinas como os bioflavonoides, que são os pigmentos da cor vermelha.
Ajuda no combate ao colesterol
Estudos mostram que o morango pode reduzir o colesterol, ele atua no colesterol ruim LDL e o HDL que é o colesterol bom fica inalterado.
Impede a formação de tumores
O morango trabalha impedindo a formação de tumores principalmente no aparelho digestivo, devido ao ácido elágico. A sua função antioxidante também colabora com outros tipos de tumores, pois elimina os radicais livres do organismo.
Estimula o cérebro
O morango é grande aliado na melhora da função cognitiva, pois quando ficamos mais velhos a função cerebral diminui e acabamos tendo mais dificuldade de aprendizado.
Ocorre também a lentidão motora e a perda da memória. Esses fatos acontecem, pois as células inflamam e oxidam e nesse ponto que o morango pode auxiliar.
Melhora o intestino
As fibras alimentares encontradas no morango que são a parte comestíveis, não pode ser digerida ou absorvida por nosso intestino delgado e assim passam intactas para o intestino grosso.
Elas também possuem amido resistente e que são mais difíceis de serem digeridos o que ocasiona uma melhora no sistema digestivo.
Contra a artrite
A fruta por ser rica em antioxidante e ácido elágico pode auxiliar no tratamento das inflamações causadas pela artrite. O ideal é consumir a fruta in natura, mas se preferir pode fazer sucos ou tomar em chás.
Previne o envelhecimento
O consumo regular do morango pode proteger os glóbulos vermelhos de oxidarem. Essa proteção acontece pelo grande número de flavonoides contidos na fruta.
Os flanoides têm ação antioxidante, protegendo o organismo da ação dos radicais livres. Só que para os efeitos serem sentidos é preciso de um consumo grande da fruta diariamente.
Poucas calorias
Em 100g de morango há 45 calorias e isso é menos do que o nosso organismo gasta para digeri-lo. O morango então é uma fruta de “calorias negativa”, só por isso já é um incentivo para o consumo dessa fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário