segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Alimentos que danificam a saúde dos ossos


Alimentos que danificam a saúde dos ossos
Todos sabem que uma correta alimentação é fundamental para a boa saúde de todos os órgãos do corpo. Podem existir diferentes produtos alimentícios que no lugar de fazerem bem ao nosso corpo, podem causar problemas, muitas vezes de caráter bastante graves.

Por este motivo, é muito importante aprender a reconhecer e, principalmente, evitar o consumo dos alimentos que são nocivos para a nossa saúde em geral. Neste artigo descubra especialmente aqueles alimentos que podem ser prejudiciais para a saúde de nossos ossos.

Os refrigerantes

Estas bebidas contêm uma enorme quantidade de ácido fosfórico, o qual prejudica a absorção do cálcio, por esta razão devemos diminuir ao máximo o consumo deste tipo de bebida.

O café

cafe3
Esta bebida é a preferida de muitas pessoas, mas tome o café sem ser em excesso. Por mais que você goste muito desta bebida não consuma mais de três xícaras por dia, já que o café contém certas substâncias chamadasxantinas, que possuem a capacidade de aumentar a perda de cálcio por via urinária, prejudicando nossos ossos.

O sal

Este é um dos alimentos que se consumido em excesso pode prejudicar muito os ossos, já que o sódio pode contribuir para uma contínua perda de cálcio.

O álcool

alcooll-500x325
As bebidas alcoólicas são as que as pessoas mais consomem de maneira descontrolada. O abuso de álcool é realmente prejudicial para a saúde óssea, já que aumenta a excreção de cálcio através da urina. Quando temos por costume tomar uma ou duas taças de vinho tinto durante o dia, estamos trazendo substâncias que podem beneficiar a saúde em geral e esta quantidade não possui nenhum efeito nocivo sobre a estrutura dos ossos, o que pode afetá-los é seu consumo exagerado.

As carnes

Quando se tem um alto consumo de carnes, podemos estar trazendo para o nosso organismo muitas proteínas com um grande conteúdo de aminoácidos com enxofre, o que permite que tenhamos o aumento da calciúria, ou seja, a eliminação de cálcio através da urina. Quando consumimos as proteínas vegetais, o efeito pode ser menor, ainda que de todas as formas tenhamos que ter cuidado e devemos controlar o consumo de carnes. 

As gorduras hidrogenadas

As gorduras contêm de maneira natural uma enorme quantidade de vitamina K, a qual é essencial para a boa saúde dos ossos. No entanto, quando passam pelo processo que as convertem em gorduras hidrogenadas, perdem totalmente esta vitamina.
Estas gorduras são utilizadas principalmente nas confeitarias, mas são um perigo para saúde óssea, exatamente por ter perdido sua principal propriedade. Por esta razão é recomendável consumir a menor quantidade possível de produtos de confeitaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário