domingo, 30 de junho de 2019

Bolsonaro questiona ‘para que serve a OAB?’; entidade rebate ataque do presidente

-

Foto: Alan Santos/PR
Depois de Jair Bolsonaro (PSL) questionar “para que serve a OAB?”, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, afirmou que a entidade “existe porque sem advogado não há Justiça”. 

“E garantir as prerrogativas do advogado – de exercer livremente seu ofício – é condição essencial para que o direito individual do cidadão seja respeitado, em especial seu direito à defesa, que garante o equilíbrio da Justiça”, acrescentou. 

Na entrevista à rádio Jovem Pan, Bolsonaro citou uma informação negada pela OAB, de que a entidade teria pedido proteção ao sigilo telefônico de Adélio Bispo. Bolsonaro disse: “Sobre os vazamentos, olha o meu caso: o telefone do Adélio, por uma ação da OAB, a Polícia Federal não pode entrar nele. Não podemos saber com quem ele conversou naqueles dias quando tentou me matar. Que Justiça é essa? Não quero generalizar a Justiça brasileira. Quem está criticando ou tentando incriminar o Moro, que aliás eu não vi nada demais [nas supostas mensagens], poderia fazer uma campanha em cima da OAB”.

Para o presidente da OAB, Bolsonaro tem “dificuldade de ter compromisso com a verdade”.”A dificuldade em enxergar a função e a importância da OAB talvez se explique pela mesma dificuldade de ter compromisso com a verdade, de reconhecer o respeito à lei e à defesa do cidadão e de assumir o espírito democrático que deve reger as relações de um governante com seu povo, suas entidades e as instituições estabelecidas pela Constituição”, pontuou.  (BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário