quarta-feira, 22 de julho de 2020

Especialistas mineiros lançam o livro Segurança do Paciente em Serviços de Saúde






“É importante prevenir e detectar precocemente um incidente porque os eventos adversos promovem impactos severos na vida dos pacientes e de familiares”, diz o professor de Enfermagem da Una André Luiz Alvim. 

 

 

A segurança do paciente nunca foi tão debatida como nos últimos meses. Em meio à pandemia do Covid-19, André Luiz Alvim, Bráulio Couto, Hoberdan Oliveira Pereira e Carlos Starling, lançam o livro “Segurança do Paciente em Serviços de Saúde”, pela editora CRV, nesta quarta-feira (21/07).  O livro é o resultado de novas atualizações de estudos, legislações e diretrizes importantes para a enfermeiros, advogados, médicos e bioestatísticos que possuem uma formação e vivência prática na área.

 

Além de mostrar que os eventos adversos representam um sério problema de saúde pública, que prolongam o tempo de internação e aumentam os custos assistenciais, a leitura de 232 páginas, divididas em 11 capítulos, aponta como facilitar o processo de gestão do trabalho, trazendo uma abordagem sistemática sobre as principais medidas que reduzem danos desnecessários ao paciente.

 

“É importante prevenir e detectar precocemente um incidente. Os eventos adversos promovem impactos severos na vida dos pacientes e de familiares. A Enfermagem, especialmente, tem como missão cuidar e educar os profissionais no que tange a segurança do paciente”, diz o professor de Enfermagem da Una André Luiz Alvim. 

 

Sobre os autores:

 

Carlos Starling é infectologista com mais de trinta anos de carreira. Referência nacional e internacional na área, sendo por inúmeras pesquisas, autor de diversos livros e artigos científicos.

 

André Luiz Alvim é enfermeiro, doutorando e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Controle de Infecção Hospitalar, Auditoria e Gestão da Qualidade aplicada a Serviços de Saúde. Autor do Livro: “Prevenção e Controle de Infecções: teoria e prática para gestão do serviço”. Professor do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNA (graduação). Atua como enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção do Hospital ULC e apoio técnico à CCIH do Hospital São José, por meio da empresa Infection Control.

 

Bráulio Couto é doutor em Bioinformática, Mestre em Ciência da Computação, Especialista em Estatística, Engenheiro Químico. Diretor de Inovação da Biobyte Sistemas Ltda. Professor: mais de 25 anos no ensino superior de Bioestatística, Análise Numérica, Informática em Saúde, Epidemiologia Hospitalar. Trinta anos de experiência como Cientista de dados de Serviços de Epidemiologia Hospitalar e Controle de Infecções Hospitalares.

 

Hoberdan Oliveira Pereira é doutorando em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre em Enfermagem pela UFMG. Especialista em Microbiologia. Gerente da Qualidade e Informação do Hospital Metropolitano Odilon Behrens. Membro diretor da Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções (AMECI). Experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia Hospitalar, Biossegurança, Ortopedia, Infecção Hospitalar.

 

O livro já está disponível no site da Editora CRV:

https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34894-seguranca-do-paciente-em-servicos-de-saude

 

 

Izabela Ferreira

Relacionamento com a Imprensa

Rede Comunicação de Resultado

(31) 2537-5731 - 99835-6427

www.redecomunicacao.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário