sábado, 14 de fevereiro de 2015

5 opções de café da manhã rápido, prático e saudável



Apesar de sabermos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, muitas pessoas não dão a ela a atenção merecida. Com a pressa do dia-a-dia, acabamos saindo de casa sem comer nada pela manhã, sem saber que este hábito influencia nossas escolhas alimentares cotidianas.
Quando acordamos, nosso organismo está há várias horas em jejum e precisa de energia para desempenhar bem suas funções vitais. Uma alimentação saudável neste horário fornece os nutrientes necessários para começar o dia com mais disposição.

Os benefícios de um café da manhã saudável

  • Ingestão de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde
  • Fornecimento de energia
  • Melhora nos níveis de concentração e memória
  • Mais força e resistência para a prática de atividade física
  • Redução dos níveis de estresse e melhoramento do humor
  • Ajuda na perda e controle do peso, já que um café-da-manhã saudável sacia e reduz a fome, prevenindo o exagero na próxima refeição
Realmente vale a pena investir um pouco de tempo em um café da manhã saudável. Tente levantar um pouco mais cedo e dê a esta refeição a atenção que ela merece. Poucos minutos são suficientes para preparar algo prático e saudável. Siga as nossas sugestões e aproveite os benefícios que a refeição mais importante do dia oferece.

1. Iogurte grego com granola, fruta e pasta de amendoim

Esta opção é muito prática e nutritiva já que conta com fontes dos principais macronutrientes  que o nosso corpo precisa, oferecendo uma refeição completa. O iogurte grego é rico em proteínas, a granola e a fruta fornecem carboidratos, e a pasta de amendoim é uma ótima fonte de gordura saudável.
Em uma tigela pequena, adicione o iogurte grego sabor tradicional, a fruta picada de sua preferência (morango, kiwi e uva roxa são boas opções), a granola e a pasta de amendoim. Siga estas dicas para tornar a refeição mais leve:
  • Escolha uma versão do iogurte grego com 0% de gordura
  • Opte pela granola integral e sem adição de açúcar
  • Escolha uma pasta de amendoim integral, que tenha somente amendoim torrado como ingrediente, sem adição de açúcar e conservantes

2. Tapioca com recheio leve

Esta iguaria tipicamente brasileira é uma ótima alternativa para um café da manhã cheio de energia, por isso é uma boa escolha para quem pratica atividade física pela manhã. No entanto, esqueça os recheios tradicionais de leite condensado com os quais estamos acostumados, e aposte em ingredientes leves para montar uma refeição mais saudável.
Uma sugestão é combinar peito de peru e queijo cottage, por exemplo, importantes fontes de proteína magra. Outra alternativa é combinar frango desfiado com creme de ricota ou requeijão light.
Se quiser uma versão doce, que tal queijo cottage com mel? A combinação de pasta de amendoim e geleia de fruta (sem adição de açúcar) também fica uma delícia.

3. Ovos mexidos com bolacha de arroz integral

ovos-mexidos


Os ovos são considerados a melhor fonte de proteína que existe, e podem se tornar uma refeição extremamente nutritiva. Eles oferecem uma combinação ideal de proteína e gordura, que dá uma sensação de saciedade e ajuda a reduzir a fome até a próxima refeição.
Para o café da manhã, faça dois ovos mexidos adicionando ingredientes saudáveis como peito de peru, queijo cottage ou queijo branco, tomate, salsinha e cebolinha, para um prato mais completo e saboroso.
Como acompanhamento, ao invés de torradas e pães, que tal experimentar bolachas de arroz integral? Elas são fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, possuem fibras e não contêm glúten.

4. Shake de morango e banana

Um bom shake é uma alternativa prática e rápida para obter diversos nutrientes no café da manhã. Esta opção é incrivelmente fácil e usa somente três ingredientes, que devem ser batidos no liquidificador até atingir a consistência desejada.
A chave desta vitamina são as bananas congeladas. Escolha bananas bem maduras, que estejam a ponto de estragar. Descasque, corte em rodelas e congele, mantendo-as prontas para uso no freezer.
Pela manhã, bata somente as bananas no liquidificador até adquirirem uma textura similar ao sorvete. Depois, inclua morangos picados (ou outra fruta de sua preferência) e vá adicionando leite até conseguir a consistência de um milkshake.
Se quiser um shake mais proteico,  adicione uma dose de proteína em pó.

5. Suco verde detox

suco-verde-detox


Em uma manhã apressada, bater um suco verde detox com ingredientes simples pode ser o café da manhã perfeito para tomar no caminho. Ele ajuda a eliminar toxinas, ativar o metabolismo, e ainda oferece diversas vitaminas.
Ingredientes:
– 1 xícara de folhas de couve manteiga (remova o caule)
– 1 xícara de pedaços de manga congelados (deixe cortados no freezer durante a noite)
– 2 talos médios de aipo (também chamado de salsão)
– 1 xícara de suco de laranja ou tangerina
– 1/4 de xícara de salsinha picada
– 1/4 de xícara de hortelã picada
Simplesmente junte os ingredientes em um liquidificador e bata até atingir a consistência desejada para obter um suco nutritivo e desintoxicante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário