quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Chuva destrói casas e deixa família desabrigada no Norte de Minas Em Januária, 20 famílias foram para casas de parentes e uma para abrigo. Chuva destruiu quatro casas em Francisco Sá.

Alguns pontos foram interditados para evitar acidentes (Foto: Fábio Santos)Alguns pontos foram interditados para evitar acidentes (Foto: Fábio Santos)
Uma chuva forte atingiu Januária, no Norte de Minas, na manhã desta quinta-feira (5) e provoucou vários alagamentos em ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Defesa Civil Municipal, 70 residências foram atingidas pela água, uma família ficou desabrigada e outras  20 foram encaminhadas para casas de familiares por causa do risco de novos alagamentos.
"As famílias perderam móveis, eletrodomésticos, documentos e alimentos. Uma levamos para um abrigo da cidade e o restante conseguiu acolhimento em casas de parentes. Choveu 140 milímetros entre 22h de ontem e 10h de hoje (quinta-feira). Nossa cidade é muito plana não possui uma drenagem que suporte tanta água", afirma o coordenador da Defesa Civil, Abel Barcellos da Silva.
  •  
Corpo de Bombeiros ajudou a transportar móveis das famílias atingidas. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Corpo de Bombeiros ajudou a transportar móveis
das famílias atingidas. (Foto: Divulgação/Corpo
de Bombeiros)
O Corpo de Bombeiros está ajudando no transporte de móveis das famílias. Os bairros mais atingidos foram Vila São João, Vila Verde e Cerâmica. "O que fizemos foi interditar as áreas mais prejudicadas, já que temos previsão de novas chuvas durante o fim de semana", explica o coordenador.
Em dezembro de 2014, o município decretou situação de calamidade por causa da seca. Mas, mesmo com os 140 mm de chuva que caiu na cidade nas últimas 24h, o coordenador diz que ainda não é suficiente para amenizar a crise da água. “O problema dessa chuva é que chove muito em um curto período. Seria mais eficaz se chovesse menos, mas em um longo período de tempo”, afirma.
Francisco Sá
Uma tromba d'água também atingiu a cidade de Francisco Sá, no Norte de Minas, nesta quarta-feira (4). Na comunidade de Catuni, quatro casas foram destruídas e outras foram destelhadas.

De acordo com os moradores da comundade de Santos Reis, a chuva forte veio acompanhada de muito vento e granizo. Muitas árvores caíram. Segundo a administração municipal, um levantamento está sendo feito para decidir qual medida a ser tomada para ajudar as famílias prejudicadas.
Há cerca de 15 dias o município decretou estado de calamidade por causa da seca, mas, segundo o prefeito Denílson Silveira, os problemas por causa da estiagem prolongada não mudaram com a chuva dessa noite, já que "foi muito rápida e insuficiente para abastecer os reservatórios do município".


Nenhum comentário:

Postar um comentário