O gengibre está no topo da lista quando falamos sobre alimentação saudável. Esta raiz de tonalidade marrom clara possui um sabor diferente e está repleta de nutrientes, como a vitamina C e minerais importantes como o magnésio.
Já conhecemos muitos dos benefícios que seu consumo oferece para o corpo e para a mente, mas além de contribuir para a saúde, o gengibre ganhou também o status de aliado da dieta, já que pode ajudar de maneiras importantes no processo de emagrecimento.
Como o gengibre ajuda a emagrecer?
1. Acelera o metabolismo
A expansão e dilatação dos vasos sanguíneos causadas pelo gengibre faz com que a temperatura interna do corpo aumente, ajudando a acelerar ometabolismo e a queimar mais calorias mesmo quando estamos em repouso.
Ele é amplamente conhecido como um alimento termogênico, que contribui para o aumento do gasto calórico e, principalmente, para a queima da gordura que temos armazenada no corpo, tudo isso de forma natural e saudável.
2. Promove uma sensação de saciedade
Além de potencializar a queima de gorduras, consumir gengibre gera uma sensação de saciedade que faz com que sintamos menos fome nas próximas refeições, evitando o consumo de alimentos muito calóricos que podem nos fazer sair da dieta.
Ele também atua como um inibidor de apetite natural, sem os aditivos químicos prejudiciais para a saúde encontrados em produtos artificiais. Com a ajuda do gengibre, fica bem mais fácil manter uma dieta saudável e alcançar os objetivos de perda de peso.
3. Reduz o colesterol
O gengibre ajuda a reduzir o colesterol, pois seu consumo diminui naturalmente os níveis de colesterol sérico e hepático. Ele também contribui para a redução da pressão sanguínea e, consequentemente, para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Manter níveis saudáveis de colesterol é um fator extremamente importante para o sucesso do processo de perda de peso.
4. Possui propriedades detox
Nosso corpo tem a capacidade de se desintoxicar naturalmente, mas alguns alimentos podem dar uma ajuda extra para equilibrar o organismo após excessos, geralmente cometidos com bebidas alcoólicas ou alimentos muito calóricos e gordurosos.
O gengibre pode ser um grande aliado nesse processo, já que possui propriedades detox que contribuem para a eliminação de toxinas prejudiciais à saúde. Livre-se destas toxinas, o organismo funcionará melhor e acelerará o metabolismo, ajudando a desinchar e perder peso mais rapidamente.
5. Facilita a digestão
Esta poderosa raiz é conhecida por melhorar o processo digestivo, facilitando o trânsito dos alimentos e nutrientes pelo estômago e intestino. Além disso, o gengibre também possui fibras que contribuem para o bom funcionamento intestinal.
Manter um sistema digestivo saudável é fundamental para a perda de peso, já que possibilita a absorção ótima de nutrientes e evita a prisão de ventre e a sensação de inchaço abdominal.
6. Reduz os níveis de cortisol
O cortisol é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo para desempenhar algumas funções vitais. No entanto, o estresse constante da vida moderna faz com que os níveis de cortisol aumentem ainda mais.
O excesso deste hormônio pode causar ganho de peso e acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal. O gengibre suprime a produção de cortisol, prevenindo assim que a gordura fique armazenada estimulando incrivelmente o emagrecimento.
Como incluir o gengibre na dieta?
Pode até não parecer, mas o gengibre é um alimento versátil que pode ser consumido de várias formas diferentes.
Estas são somente algumas sugestões de como incorporarmos este poderoso alimento na dieta, mas também use a sua criatividade para encontrar novas e deliciosas maneiras de consumi-lo e aproveitar os benefícios que ele oferece.
- Faça um chá de gengibre adicionando um pouco de limão e mel.
- Quando comer arroz (preferencialmente integral) rale um pouco de gengibre e adicione ao prato para destacar o sabor.
- Polvilhe gengibre picado sobre os vegetais e legumes salteados ou refogados.
- Faça limonada combinando gengibre fresco ralado, suco de limão, água e um pouco de mel. A receita também fica deliciosa substituindo a água e o mel por caldo de cana.
- Acrescente um pouco de gengibre ralado na salada, ou faça um molho oriental usando gengibre, azeite, alho e shoyu.
- Pela manhã, experimente beber um suco verde detox com gengibre. Algumas sugestões são: suco de couve com laranja e gengibre ou suco de couve, limão e água de coco.
- Para um jantar leve, pode tentar a sopa de gengibre com o seu legume preferido (abóbora e cenoura combinam muito bem).
Nenhum comentário:
Postar um comentário