quinta-feira, 24 de setembro de 2015

BICO DA PEDRA PERTO DO VOLUME MORTO - Reservatório que abastece Janaúba e Nova Porteirinha tem menor volume d'água em 36 anos


[Por Oliveira Júnior] - A Barragem do Bico da Pedra está 7,65 metros mais baixo do seu volume de água que acumula no inicio deste ano. Com o isso, o lago atinge o menor nível da sua história – o que acende o sinal amarelo de autoridades e usuários da água do lago. Localizado no Rio Gorutuba, entre as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha, o reservatório é responsável pelo abastecimento de água da população das duas cidades. 
Nas três primeiras semanas deste mês a represa formada pela retenção do Rio Gorutuba apresenta redução de 40 centímetros, o mesmo índice registrado há um ano.
Nesta quarta-feira, o nível de água na represa do Bico da Pedra chegou a 14,3 metros inferiores ao transbordamento, o pior registro desde 2013 – quando sua lâmina d’água ficou em 14,15 metros mais baixos – e em toda a história da barragem que entrou em operação no início de 1979. Mas o dado mais preocupante é que o volume de água na barragem está agora em 4,35 metros abaixo do que se registrou no início da primavera do ano passado.
A Companhia de Desenvolvimento do vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) alerta para o fato de que a Barragem do Bico da Pedra está prestes a atingir o chamado ‘volume morto’, quando o nível de um reservatório fica abaixo dos pontos de captação. A Codevasf vai declarar a barragem oficialmente em ‘volume morte’ quando e se ocorrer redução de mais 3,70 metros no nível em relação à posição atual.
A situação atual do lago é bem diferente daquela registrada em fevereiro de 2007, há oito anos e meio, última vez que transbordou. “O volume morto da barragem Bico da Pedra está na cota 535, a partir dessa cota, somente para consumo humano”, cita Ricardo Carreiro, gerente executivo do Distrito de Irrigação do Gorutuba, que administra o reservatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário