domingo, 27 de setembro de 2015

Dicas de alimentos saudáveis para fazer em casa


Ao preparar nossas próprias refeições em casa, além de economizarmos dinheiro, nos asseguramos de que todos os seus ingredientes são naturais e não contêm conservantes nocivos.
Dicas de alimentos saudáveis para fazer em casa
Quando você compra sua refeição para almoçar no escritório, ou ao chegar em casa opta por um delivery ou fast food, já parou para pensar quanto gasta nessas refeições, que na maioria dos casos não são nada saudáveis?  Neste artigo, você irá aprender varias receitas de alimentos para preparar em casa e não ter que comprá-las prontas o que te permitirá seguir uma dieta natural,  variada  e saudável.

Alimentos saudáveis para o café da manhã

Barras de granola

É um alimento de vitaminas e proteínas, que te proporciona energia já pela manhã. Você pode prepará-la colocando em um recipiente uma porção de aveia, outro de nozes, amêndoas e várias colheres de mel. Se você gosta de outros ingredientes como a uva passas, não duvide em acrescentá-la. Misture bem todos os ingredientes e leve ao forno até que se solidifique como uma barra. Corte as barras do tamanho que goste.

Cereais

É frequente comer iogurte ou leite com cereais no café da manhã. Os flocos que costuma comprar no mercado podem ser substituídos por nozes torradas, frutos secos e aveia. E se quer mais energia consuma morangos picados.
cereais

Pancakes

Em vez de consumir farinha refinada, prepare seus alimentos com farinha integral.
As uvas passas são perfeitas para esta receita e te proporcionara fibras adicionais, sem adicionar muito açúcar. Esses pancakes te ajudarão a ter uma melhor digestão e também você se sentirá mais saciada.

Geleias

Você sabia que se pode  preparar  geleias de vários alimentos ? Não é necessário comprá-las no mercado, e o mais importante, evitará os conservantes e os aditivos.
O morango é o mais tradicional, mas também há opções como as maçãs, laranja, pêssego, banana e pera.  De fácil preparo, basta que coloque em uma panela a fruta escolhida, a mesma quantidade de água e açúcar e deixe ferver até que se espesse.

Alimentos caseiros para comer entre as refeições

Hummus

É uma deliciosa receita de origem árabe feita de grão de bico triturado junto com o alho, azeite de oliva, suco de limão, cominho, e pimentão. O primeiro a fazer é deixar o grão de bico de molho toda a noite, e no dia seguinte cozinhe por duas horas. Em seguida misture com os demais ingredientes e um pouco de água do cozimento, até que se se torne uma pasta. É um creme perfeito para untar em torradas ou bolachas no café da tarde.

Creme de queijo

Você pode preparar seus próprios queijos, sem nenhuma dificuldade. A ricota, por exemplo, é muito utilizado é se conserva fresca na geladeira pronta para seu consumo e quando você deseje.
queijo

Guacamole

Este molho mexicano é realmente fácil de fazer e não necessita ser cozido. Corte ao meio a metade de um abacate, retire a polpa, e misture com cebola, cebolinha, pimentão vermelho e verde e suco de limão. Pode acrescentar um fio de azeite e alho, de acordo com seu gosto. Faça torta de farinha integral como acompanhamento.

Panquecas

É muito fácil seu preparo que nem vale a pena comprá-la no supermercado. Você deve misturar a farinha, o azeite , o sal e separar em pequenas doses e em seguida esticar a massa até que fique bem fina. Leve a frigideira com um pouquinho de azeite, e assim que comece a dourar de a volta a panqueca e deixe que também doure. Guarde-as no congelador e quando tiver vontade de comê-las basta descongelar.
panquecas

Petiscos de frutas

Quando consumir alguma fruta, com as cascas você pode preparar algumas guloseimas saudáveis para saciar a ansiedade de comer sobretudo quando sentir vontade de comer doces  ou quando falta muito para almoçar ou jantar.Você só tem que deixar que as cascas sequem como, por exemplo, de frutas como laranjas e toranjas, e quando quiser comê-las acrescente limão, açúcar ou especiarias.

Manteiga

Pode usar qualquer tipo de semente, para preparar uma manteiga deliciosa e saudável. Uma das mais indicadas e o prepara com nozes, mas são varias as opções.

Pão

A boa notícia de fazer o pão caseiro, e que pode usar a farinha integral, por exemplo, e acrescentar as sementes de sua preferência. Também poderá  preparar o pão doce, adicionando uva passas ou mel.

Sopa

A típica sopa instantânea que todos conhecemos (assim como os caldos prontos) não são nada recomendáveis para nossa saúde, porque contêm conservantes. Para evita-las corte todos tipos de verduras (alho poró, batata, abóbora e aipo)  uma vez que estejam bem cozidos, deixe esfriar e coloque-a em recipientes individuais para o congelamento. Coloque no freezer e quando sentir fome basta descongelar, esquentar e consumi-la.
sopa de verduras

Receitas caseiras para o almoço e jantar

Burrico

São parecidos com as panquecas, mas sua consistência é diferente, Você poderá colocar o recheio de sua preferência, desde verduras, carnes, frango ou queijos. Logo após seu preparo, embrulhe as panquecas com papel alumínio, congele e leve ao freezer. 

Molho para as saladas

O azeite de oliva e o vinagre balsâmico não devem faltar na sua cozinha. Você pode misturar os dois com diferentes ingredientes e deixar marinar. No caso do azeite, como folhas secas de louro, manjericão, alecrim, etc. Para o vinagre, nada melhor que umas cenouras, berinjela, cebolas.
receitas para uma alimentação saudável

Massas

É tão fácil… misture  a farinha, os ovos, o azeite e o sal. Amasse todos os ingredientes e corte a massa da forma que preferir. Nada mais agradável que agradar toda a  família. E o melhor é que você pode conservá-la na geladeira e servir quando quiser.

Molho de tomate

Os tomates em lata ou caixa não são bons para nosso organismo. Para evitar usá-los siga essa receita: Remova a pele dos tomates com água quente, corte-os em rodelas e acrescente orégano, manjericão, tomilho, romeiro e sal e, em uma panela com um pouco de água cozinhe todos os ingredientes.
tomate

Nenhum comentário:

Postar um comentário