segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Montes Claros MG. Sujeira obriga Montes Claros decretar Situação de Emergência

Surto epidêmico


 Prefeito afirma que existem 386 casos de Dengue na cidade. No norte de minas tem 864 casos suspeitos de dengue
Um completo cenário de sujeira. É assim que estão as ruas e avenidas de Montes Claros. Na linha férrea, local onde seria o VLT de Ruy, a imagem mostra o abandono com lixo e mato.
A Prefeitura de Montes Claros decretou Situação de Emergência em razão do risco de surto epidêmico no município, permitindo que assim, sejam adotadas todas providências para enfrentar a Dengue. O decreto 3.374, de 28 de janeiro foi publicado no Diário Oficial do dia 30 de dezembro e permite inclusive que a Força Tarefa requisite pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura ou de proprietários e entidades privadas, bem como adotar outras medidas que se fizerem necessárias, na missão de combate aos focos do mosquito.
A surpresa no Decreto é que o prefeito Ruy Muniz informa que Montes Claros está com 386 casos suspeitos de Dengue, conforme Boletim Epidemiológico. Na verdade, as informações repassadas na sexta-feira são de 286 casos. Com a situação de emergência, a Prefeitura fica liberada de fazer licitações para as medidas relacionadas ao assunto. Os dados mostram que a cidade tem 286 casos de suspeita de Dengue, 66 de Zika Virus e dois de Chikungunya neste ano, e nenhum caso confirmado até agora.
No decreto, o prefeito alega a existência, em Montes Claros, de um grande contingente populacional já exposto a várias infecções pelos diversos sorotipos de Dengue, o que aumenta o risco para ocorrência de epidemias de formas graves da doença, bem como a introdução dos sorotipos Chikungunya e Zika, que em razão do período de chuvas, há frequentes alagamentos de ruas, formando poças em terrenos baldios e quintais, criando-se ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor.
Ele afirma que pela Constituição Federal e a Lei Orgânica Municipal, não resta alternativa senão agir preventiva e tempestivamente na busca de parcerias e medidas acauteladoras e, finalmente, existe a urgência de uma resposta rápida e emergencial em várias localidades de Montes Claros, com a necessidade de mão de obra específica para a eliminação de vetores, sendo que o atual contingente do Município não se mostra suficiente para o debelar, ou mesmo combater o eminente surto epidêmico, razão pela qual o Estado de Minas Gerais emitiu Resolução disponibilizando incentivo financeiro complementar para contratação emergencial de pessoal, objetivando a intensificação das ações de controle e redução dos riscos destas doenças virais.
No seu decreto de Situação Excepcional de Emergência na saúde pública de Montes Claros, em razão de risco de surto epidêmico, para a implementação e execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti as Secretarias Municipais de Saúde, Planejamento e Gestão e de Defesa Social ficam autorizadas a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura ou de proprietários e entidades privadas, bem como adotar outras medidas que se fizerem necessárias, na missão de combate aos focos de proliferação do mosquito, devendo, ainda, oferecer tratamento médico adequado à população. 

Norte de minas tem 864 casos suspeitos de dengue
O Norte de Minas tem 864 casos notificados e suspeitos de Dengue, apenas na área de abrangência dos 53 municípios da Superintendência Regional de Saude, conforme dados encaminhados a Belo Horizonte na sexta-feira passada. A situação mais grave está em Capitão Enéas, que é o único município com taxa muito alta de transmissão, com 2.222 casos. A referida taxa é calculada com base no número de casos notificados divididos pela população do município. O resultado é multiplicado por 100 mil. O resultado acima de 300 casos por 100 mil habitantes é considerado alta taxa de incidência de transmissão. Capitão Enéas tem sete vezes esta taxa.
Outros municípios em situação perigosa, com alta incidência de transmissão, são Santa Cruz de Salinas com 1.429,22, Padre Carvalho com 1.047,88, Mamonas com 395,56 e Monte Azul com 393,63. Os municípios com média taxa de incidência de transmissão são Bocaiúva com 194,65, Jequitaí com 149,61, Francisco Dumont com 136,45 e Curral de Dentro com 134,7. O interessante é que a Secretaria Estadual de Saúde divulgou o relatório da Dengue em Minas Gerais e colocou os municípios de Mato Verde e Itacarambi com altos indicadores.
Até a última terça-feira (26), último dado disponível, Minas Gerais tinha 20.859 casos de dengue registrados em 2016, média de 802 por dia. Nos primeiros 26 dias do ano foram notificados 24 casos suspeitos de Zika, sendo que dois foram confirmados e 24 continuam em investigação. O Estado ainda investiga outros 51 casos notificados em 2015, mas que ainda não foram descartados, nem confirmados. Para Chikungunya são 80 casos, nenhum confirmado. Estão sob investigação 42 casos notificados em 2016 e outros 12 registrados no ano passado.
Na cidade de Pirapora, que está jurisdicionada a outra Gerência Regional de Saúde, uma ação pré-carnavalesca de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, será realizada a partir de hoje, como forma de eliminar os focos do mosquito, antes do carnaval. O arrastão de eliminação de focos será na principal rota turística da cidade entre as Duchas e a Franave. O trabalho terá duração de quatro dias, sendo encerrado em 4 de fevereiro, ressaltou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Adriana Campos de Almeida. “Faremos a eliminação de focos e o controle químico do vetor, ou seja, o fumacê costal” ressaltou a engenheira ambiental.
“Seis agentes de endemias, devidamente equipados, percorrerão a rota definida, entre 8h e 16h, realizando a dedetização. Eles também irão recolher o que encontrarem pelo caminho, eliminando possíveis depósitos de água; criadouros do mosquito Aedes”, completou Adriana. Pirapora está investindo de forma intensiva no combate ao mosquito Aedes aegypti, ressaltou o prefeito de Pirapora, Léo Silveira. “Reforçamos o trabalho que já vinha sendo feito diariamente, e neste período específico pré-Carnaval queremos deixar a cidade ainda mais preparada para receber nossos foliões”, ressaltou o gestor. 
Fonte: Jornal Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário