quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SISTEMA DE TUBULAÇÃO JÁ ESTÁ SENDO IMPLANTADO NO PROJETO GORUTUBA, NA REGIÃO DA SERRA GERAL DE MINAS

Foto Fernando Lucas


Codevasf promove a implantação de novo sistema de distribuição de água no Projeto Gorutuba, em Nova Porteirinha. 
NOVA PORTEIRINHA (por Fernando Lucas) -- Já está em andamento e a todo vapor, as obras de reforma estrutural do perímetro de irrigação Gorutuba, que vão permitir a transformação do sistema de condução de água de canais abertos para o sistema de tubulação.
Esta semana, mais precisamente na manhã de quarta-feira, dia 19, o superintendente, Dimas Rodrigues; o engenheiro agrônomo e chefe de gabinete da Codevasf em Minas, Fernando Britto e o diretor da Área e irrigação da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), José Solon, e comitiva estiveram visitando as obras que teve início na Colonização 3, em Nova Porteirinha. O JORNAL DA SERRA GERAL esteve acompanhando a visitação e pôde comprovar o bom andamento das obras de canalização.
Foto Fernando Lucas
Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas, e comitiva na visita às obras da tubulação no Projeto Gorutuba.  
Serão, ao todo, investidos R$ 95 milhões para implantação de 121.060 metros de tubulação. Recursos estes que já estão garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no âmbito das ações do programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI).
Nesta primeira fase, estão sendo implantados 56.426 metros de tubulação, com investimentos de aproximadamente R$ 57 milhões.
De acordo com técnicos da Codevasf, o projeto prevê a substituição de parte do canal principal e toda a rede de canais secundários, terciários, quaternários e quinternários por tubulação pressurizada gravitacional, aproveitando a carga hidráulica disponível no perímetro. Além das substituições, também serão implantados um sistema automatizado de controle e um sistema de medição parcelar de consumo de água e de monitoramento de água nas estruturas do canal e da adutora. Ao todo serão instalados mais de 121.060 metros de adutora, variando de 200 a 1.300 milímetros.
Foto Fernando Lucas
Tubulação tem como objetivo dinamizar e economizar a água para a irrigação no Projeto Gorutuba. 
Para o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, que acompanha o desenvolvimento da área irrigada, entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, desde o início da implantação no final dos anos 70, os usuários do Gorutuba passarão a contar com significativa melhora na eficiência de condução e distribuição da água.
“Com a redução no consumo de água, será possível a expansão da área irrigada de 4.800 para 7.800 hectares, aumentando, assim, não só a produção, mas também a inclusão de mais de quaro mil empregos diretos e indiretos no perímetro irrigado. Outros fatores que beneficiarão os produtores do Gorutuba serão a reduções nos custos da manutenção da infraestrutura de uso comum e de uso coletivo e, ainda, as reduções do custo de energia elétrica parcelar”, assegura o superintendente.
O engenheiro agrônomo e chefe de Gabinete da Codevasf em Minas, Fernando Britto, acredita que, com essas obras, a Codevasf solucionará definitivamente um dos maiores problemas no sistema de distribuição de água do perímetro irrigado – que hoje, com mais de trinta anos em operação, apresenta sinais de desgaste, com abatimento de estruturas, escoamento lento de água e vazamentos. “Com as obras, em pouco tempo os problemas estarão sanados”, afirma. (Fonte: Jornal da Serra Geral)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário