segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Após quase dez anos, ninguém foi julgado por mensalão tucano

Todos soltos


Em junho de 2015 completam-se dez anos da descoberta do mensalão do PSDB. Enquanto o julgamento do mensalão do PT já foi concluído, o do PSDB de Minas se arrasta.
Somente neste ano o processo do então governador Eduardo Azeredo (PSDB), que desde março de 2014 está pronto para ir a julgamento, deverá ser analisado pela primeira instância da Justiça mineira. A data não foi marcada ainda.
Azeredo renunciou ao mandato de deputado federal e perdeu o foro privilegiado. O STF (Supremo Tribunal Federal), então, encaminhou o processo para a primeira instância.
Apesar de a renúncia ter ocorrido em março, somente no dia 4 de dezembro a ação penal chegou à 9ª Vara Criminal, em BH, onde já tramita outro processo, esse com oito réus.
Essa outra ação tinha dez réus, mas a morosidade da Justiça permitiu que o crime prescrevesse para dois deles, que completaram 70 anos. Os favorecidos foram o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e o tesoureiro da campanha de Azeredo, Cláudio Mourão.
Esse processo ainda se arrasta, e nenhum réu foi nem sequer ouvido. A última audiência do ano não aconteceu porque os advogados dos réus não foram notificados do depoimento com a última testemunha de defesa, justamente do réu José Afonso Bicalho. A audiência foi remarcada para 21 de janeiro.
Há ainda um terceiro processo, que envolve o ex-senador Clésio Andrade (PMDB). Ele também renunciou ao mandato, o que levou o processo para a primeira instância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário