sábado, 13 de dezembro de 2014

MANGA - Vereador é notificado para devolver adiantamento por viagem a serviço não realizada


O presidente da Câmara Municipal de Manga, Leonardo Pinheiro (PSB), notificou, na última semana, o colega Hélio Soares de Assis, oHélio Boquinha (sem partido), via ofício, para que devolva o valor correspondente ao adiantamento de R$ 2,04 mil que recebeu para custear viagem oficial aqui para Brasília, quando deveria ter participado do 7º Congresso da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), entre os dias 25 e 27 de novembro. Hélio Boquinha era um dos sete vereadores inscritos para participar do evento, mas cancelou a viagem com a alegação de problemas de ordem pessoal.
Boquinha não gostou da cobrança, mas disse que vai devolver o valor integralmente. O desconto deve ser feito no pagamento do décimo terceiro salário, previsto para acontecer na próxima sexta-feira (19). A Câmara de Manga investiu R$ 16,7 mil na viagem dos vereadores, valor que inclui o custo das inscrições. Além do presidente Leonardo Pinheiro, que também preside a Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), vieram à capital de todos os brasileiros os parlamentares José de Sá Elvira (DEM), eleito para presidir a Casa a partir de janeiro; Gil Mendes, o Gil do Conselho Tutelar (PP); Luiz Carlos Santana Caíres, o Luiz do Foguete (PT), Eziquel Castilho (PR), João França Neto, o Dão Guedes (PT), e Evilásio Amaro (PPS). 
A atitude do presidente Pinheiro foi criticada à boca miúda por alguns de seus pares – que acusam rigor desnecessário na medida. Saudades, quem sabe, dos velhos tempos. Um deles, que preservo o nome por não ter presenciado a declaração, teria dito que, em passado não muito distante, a Câmara de Manga custeava conserto de veículos dos parlamentares e que não faltava uma ajudinha extra aqui e ali para despesas emergenciais. O que pode explicar em boa medida o porquê de se ter demorado tanto para construir uma sede própria - que só aconteceu no final do longo mandato do ex-vereador Francisco Farias Gonçalves, o Tim 2000 - e, mais recentemente, nesses últimos dois anos o fato inédito da Câmara devolver dinheiro para o caixa central do município.
Sem rumo nem prumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário