quinta-feira, 28 de junho de 2018

Comitê de Segurança define estratégias para a Expomontes


Divulgação/ Polícia Militar

O Comitê de Segurança Pública da 44ª Expomontes realizou uma última reunião, nesta quarta-feira (27).  O grupo tem o objetivo de promover a segurança da feira agropecuária e é formado pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Montes Claros (Secretarias de Cultura, Defesa Social, Conselho Tutelar, Mctrans, Guarda Municipal),
Transmoc, Cia Promoções e a Sociedade Rural de Montes Claros. 

“Nós fizemos uma planejamento diferenciado neste ano para a Expomontes. Estamos trazendo depois de 20 anos, dois conjuntos da Cavalaria de Belo Horizonte para apoiar o policiamento. Teremos a participação de mais de 800 militares empenhados para proporcionar a segurança ideal no evento, para que tenhamos a possibilidade de proporcionar ao público uma tranquilidade para poder desfrutar da Feira de alto nível. Vamos oferecer uma segurança de qualidade e acima de tudo que tenhamos muita paz, pois o evento é importante para a região como um todo”, afirma o Coronel PM Borges.

A PM terá 20 viaturas por dia, uma aeronave empregada e terá também no parque a Plataforma de Observação Elevada (POE) com 14 câmeras de última geração. 

“Logicamente que este efetivo esta saindo de área administrativa, estamos trazendo efetivo de fora de Montes Claros, da 11ª Primeira Região, mas tudo isso sem prejudicar o policiamento extensivo, sem haver nenhum prejuízo ao policiamento da cidade. A expectativa de público é de 30 mil pessoas por dia, especialmente nos momentos dos shows, então, estamos preparados e capacitados para realizar a segurança independente da quantidade de pessoas”, define. 

Capitão Wellington Eduardo Mourão, Chefe da Seção de Planejamento, reforçou a importância das reuniões temáticas realizadas, elencou as ações definidas que compõem o Termo de Ajustamento de Conduta, celebrado com entre as partes com o Ministério Publico e divulgou informações importantes tomadas em conjunto. 

“Importante salientar que foi proibida a entrada de bebida alcoólica dentro do parque. Ação adotada e referendada pelo MP, em consonância com o Procon Estadual e a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude. É proibido ainda o acesso ao recinto com refrigerantes PET ou bebidas em garrafas de vidros ou outros produtos perfurocortantes. Somente é liberada a entrada com alimentos de consumo pessoal, em pequena quantidade. As determinações tem como base a segurança do público presente no evento”, descreve. 

Polícia Civil 

A Polícia Civil contará com a delegacia móvel e cerca de 110 Policiais Civis, durante toda a Feira. Uma média de dez policiais por dia, sendo que no dia 03 de julho este número será dobrado para os períodos da tarde e noite.

Posto de Comando Unificado 

O posto de comando unificado será instalado no Clube dos Fazendeiros. Toda a estrutura dos Bombeiros será naquele espaço juntamente com representantes de diversos setores da segurança publica.

Conforme o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para o Parque de Exposições, a capacidade máxima, que era de 26 mil pessoas, agora passa a ser de 33 mil. 

03 de julho 

Segundo o Diretor de Defesa Social, Alan Kardec, em 2017, durante todo o dia e noite 80 mil pessoas passaram pelo Parque. Para este ano, espera-se um número um pouco maior. 

“Não apenas durante a noite, mas durante todo o dia, será franqueada a entrada, teremos catracas que iremos mensurar a entrada do público e a saída. Teremos o controle da quantidade de pessoas no interior do parque, isso é uma questão de segurança, a tolerância para o público máximo é de 33 mil pessoas. Ao atingir esse número, por questões de segurança, não será permitido a entrada de mais ninguém. Para realizar a segurança neste dia 03, estamos contando com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpos de Bombeiros e a Guarda Municipal . Montamos um esquema de segurança especial. Este dia a PM dará uma atenção maior para a parte externa, mas como não há lucro, as portarias estarão abertas, ela também estará com um grande efetivo na parte interna”, encerra o diretor. 

O show de encerramento será do grupo de forró, Fala Mansa. 

O que diz os organizadores 

Arnaldo Oliveira, diretor da Rural, enaltece a importância desta articulação. Para ele, a Expomontes é uma festa da família e, por isso, os órgãos se reúnem para tratar com muito cuidado a prestação do serviço. 

“É muito importante este Comitê com todos os setores da Sociedade Civil, Polícia Militar, Policia Civil, o corpo de Bombeiros, visto que são dez dias de festas e nós estamos estimando um público de até 380 mil pessoas, passando pelo Parque durante este evento. A Rural dá total atenção a questão de segurança, para que não tenhamos nenhum problema, visto que temos vários anos que estamos realizando este trabalho com todos os envolvidos na festa, e tem dado resultado, pois os índices de criminalidade vem caindo significativamente”, encerra. 

Leonardo Borges, diretor da Cia Promoções, responsável pelos shows, disse que 1333 seguranças privados foram contratados para contribuir com a Polícia. 

“Todas as orientações do Comitê foram atendidas e ressaltamos o quanto é importante este tipo de ação, pois assim minimizamos os impactos negativos e para que possamos celebrar essa festa, que é de todos”, disse Leonardo.

webterra

http://webterra.com.br/noticia/16912/-comite-de-seguranca-define-estrategias-para-a-expomontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário