sexta-feira, 29 de junho de 2018

Melhoramento genético é uma realidade a ser expandida


A tecnologia é utilizada em diversas áreas da sociedade e pecuária não poderia ficar de fora. Ela conta com a inovação para gerar um rebanho com melhores condições genéticas, o que é chamado de melhoramento genético.

“Nós utilizamos um animal puro, da raça Nelore, o que chamamos de PO, pura origem, e observamos aquele touro que tem um histórico genético melhor, que são melhoradores de genética e multiplicamos. Quem compra um touro melhorador, consegue aprimorar todo um rebanho”, explica o criador de Nelore, Osvaldo Miranda.

A função do melhoramento genético é oferecer ao produtor um animal de qualidade, com rápida capacidade de crescimento.

“Eles ganham peso em um curto espaço de tempo. Antigamente, para engordar um boi, o fazendeiro levava cinco anos para que esse animal alcance 18 a 20 arrobas. Hoje, a fazenda que adquiri um animal melhorador e tem um manejo correta, consegue em 20 a 24 meses esse número de arrobas”, esclarece Osvaldo.

Essa diferença é sentida até mesmo ao consumidor final, de carne. E, principalmente, pelo produtor, que consegue perceber os benefícios após nove ou dez meses, quando começar a nascer um novo rebanho de bezerros.

Mas, algo que é muito utilizado e repleto de benefícios, ainda precisa ser fomentado e difundido.

Segundo o produtor rural, Osvaldo, nem 50% dos produtores utilizam essa tecnologia.

“O pequeno produtor ainda usa um gado que eles chamam de cabeceira, porque é mais barato e consegue com mais facilidade. Mas, lentamente estamos lutando para mudar essa mentalidade. O projeto Pró-Genética é um grande auxiliar, ele oferece condições de empréstimos melhores a esses pequenos produtores”, conta.

Ele ainda completa que “é necessário uma divulgação mais ampla acerca do melhoramento genético e dos benefícios”.

O Norte de Minas possui uma tradição solidificada acerca da pecuária, atrelada a ela, está a responsabilidade de oferecer um gado diferenciado.

 “Nós estamos em uma região com vocação para a pecuária, diferente de outros lugares onde a agricultura é mais pujante que a agropecuária, aqui ela é o carro chefe da região. Como nós estamos localizados em uma fronteira, que nós chamamos de a última fronteira pecuária do sudeste, nós estamos no ponto logístico melhor para a atividade. Naturalmente isso traz uma exigência para a qualidade dos animais porque tem um valor agregado maior e com mais qualidade”, explica o Diretor Técnico da Sociedade Rural, Marcos Mendes.
Osvaldo Miranda Júnior é parceiro do Webterra, que transmite ao vivo o leilão de touros,  na Expomontes,  dia 3 de Julho, pela Fanpage do Portal.

webterra

http://webterra.com.br/noticia/16944/melhoramento-genetico-e-uma-realidade-a-ser-expandida

Nenhum comentário:

Postar um comentário