sexta-feira, 29 de junho de 2018

UFMG apresenta projetos durante a Expomontes



O Campus da UFMG em Montes Claros apresenta, a partir desta sexta-feira (29), na 44ª Expomontes. Serão apresentados projetos de pesquisas sobre biotecnologia, sobre propagação de mudas nativas e sobre sistemas de agricultura e pecuária que reduzem a pressão sobre o meio ambiente serão alguns dos temas apresentados.

Outro destaque deste ano é a Mini Fazenda da UFMG, que reúne exposição de animais e jogos educativos. O evento será realizado de 29 de junho a 8 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros. 

De acordo com a coordenadora do Centro de Extensão do ICA, a professora Júlia Maria de Andrade, a participação no evento contribui para o relacionamento entre a comunidade e a universidade. 

“Agregamos recursos humanos especializados à exposição, com os nossos alunos, contribuímos na organização e realização de atividades específicas da área de atuação dos nossos Cursos. É uma excelente oportunidade para o ICA se comunicar com a comunidade e ouvir as suas demandas”, declarou. 

Segundo os organizadores da Expomontes, os dez dias de evento devem movimentar R$ 500 milhões, além de gerar empregos e fomentar a economia local. Uma parte dos trabalhos que farão parte do estande da UFMG serão mostruários de sementes, que compõem um dos laboratórios da universidade. 

“Os mostruários representam a agrobiodiversidade da região. Demonstram uma diversidade de favas de milho e de diferentes culturas do norte de minas, como espécies florestais, frutíferas e de hortaliças”, explica o professor Delacyr Brandão, que coordena a atividade. 

No evento também serão expostas mudas de plantas nativas do Norte de Minas. As mudas foram produzidas no Viveiro de Mudas Frutíferas Ornamentais e Siviculturais do campus. O estagiário do viveiro e estudante do curso de agronomia do ICA, Tiago Santiago, explica que o espaço incentiva a valorização das atividades produtivas agrárias, com foco na educação ambiental. 

“Incentivamos a ideia de valorização do campo. A gente tem o objetivo de produzir uma muda de qualidade a um preço de custo, principalmente das espécies nativas, que são ameaçadas e normalmente são muito difíceis de serem encontradas”, esclareceu. 

Por meio das atividades de extensão, a equipe presta assessoria para comunidades, com cursos de formação, oficinas e eventos. De acordo com Tiago, a proposta é dar um aporte técnico aos produtores, para além da disponibilidade de mudas. 

“Nós tentamos dar um atendimento mais tecnificado. Nosso objetivo não é só vender a muda, mas também ensinar ao produtor as melhores técnicas de plantio, de poda, de condução da muda”, explicou. No evento, serão sorteadas mudas de pequi e jabuticaba. 

Entre outros projetos que serão expostos estão a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, que será apresentada por meio de maquetes, com a coordenação da professora Leidivan Almeida Frazão. E também as pesquisas com biotecnologia e propagação de mudas in vitro, coordenadas pela professora Claudinéia Ferreira Nunes. 

Mini fazenda 

Como parte da programação da Expomontes está a Mini Fazenda da UFMG. O espaço oferece um ambiente lúdico que simula uma fazenda, com a exposição de animais, além de jogos e atividades de educação ambiental, com foco nas crianças e jovens que visitarem a feira. A visitação é gratuita. 

Estarão expostos animais como pônei, minivaca, minipig, minicabra e peixes ornamentais. O professor explica que é uma oportunidade para se discutir sobre a importância das atividades produtivas rurais e também sobre bem-estar animal. 

No espaço, as crianças serão envolvidas em atividades sobre os cuidados com animais de estimação, sobre reciclagem e destino correto de resíduos sólidos, e participar de jogos educativos e interativos, por exemplo, sobre a germinação de sementes. 

Torneio Leiteiro 

Como nos anos anteriores, o ICA também participa do Torneio Leiteiro Expomontes, que visa incentivar o potencial da produção leiteira da região do Norte de Minas. De acordo com o professor Otaviano de Souza Pires, será uma oportunidade para que os estudantes da UFMG conheçam a prática da produção leiteira e auxiliem na realização do torneio, fiscalizando conforme as regras, ajudando a organizar a pesagem e toda a condução do que é o torneio. 

“Para os alunos, essa é uma troca de experiência. Eles estarão adquirindo conhecimento teórico e prático, já lidando com os produtores antes mesmo de sair para o mercado de trabalho. E consequentemente, tem um crescimento prático de experiência para o que ele vai encontrar no mercado”, explicou o professor. Esta ação é realizada como projeto de extensão.

webterra

http://webterra.com.br/noticia/16942/ufmg-apresenta-projetos-durante-a-expomontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário