sábado, 21 de fevereiro de 2015

Internauta denuncia acúmulo de remédios vencidos em Bocaiuva - Medicação está no posto de saúde de Engenheiro Dolabela. Vídeo mostra diversas caixas com medicamentos.



Adenílton Tavares
Internauta, Bocaiuva, MG

O número de medicamentos vencidos no posto de saúde de Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiuva, no Norte de Minas, tem gerado indignação nos moradores da comunidade. O internauta Adenílton Tavares filmou o local onde são armazenados os medicamentos vencidos e enviou aoVC no G1.
Tavares afirma que são muitos medicamentos para vários tipos de tratamento. “Não tem como mensurar a quantidade. São muitas caixas empilhadas nesse quarto. Fiquei indignado com o desperdício de dinheiro público. Estes remédios poderiam ser repassados à população”, afirma.
O internauta, que também é professor em uma escola da região, afirma que ficou indignado com a cena. “Isso causa uma revolta sem tamanho. É um desperdício com o dinheiro público”, reclama.
A situação é confirmada por um funcionário do local. Ele não quis se identificar, mas afirma que o estoque de remédios vencidos no posto de saúde de Engenheiro Dolabela acontece há mais de seis anos. “O pior é que muitas vezes esta medicação é queimada no quintal do próprio posto. Somente vasilhames de vidro são recolhidos”, afirma.
Nota da redação: por telefone, o secretário de saúde de Bocaiuva, Eron Santos, confirmou que no posto do distrito existem alguns medicamentos vencidos, mas negou que o descarte irregular ou queima sejam realizados no local. “Os medicamentos vem para a Secretaria de Saúde para que sejam repassados à população, mas o repasse só é feito com a devida receita médica. Como toda medicação tem prazo de validade e, mesmo com planejamento, é comum acontecer o vencimento de alguns itens”, explica.
O secretário disse ainda que o recolhimento é realizado por apenas uma empresa no Norte de Minas, contratada por licitação. “De acordo com a Vigilância Sanitária, esta empresa não recolhe os medicamentos no posto desde julho de 2014. Vamos averiguar o que está ocorrendo”, diz.

Ninguém da empresa responsável pelo recolhimento da medicação vencida foi encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário