quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Segredos para ter um cabelo saudável

Todos os dias o cabelo está exposto a fatores que o debilitam e o danificam, fazendo que pareça menos bonito. Quando o cabelocomeça a ter problemas e podemos notar que está aparecendo a incômoda caspa, por exemplo. Por sorte, todos estes problemas capilares podem ser solucionados e é possível conseguir uma madeixa suave, bonita e saudável.

O principal segredo para ter um cabelo saudável é ter um couro cabeludo também saudável. Quando o nosso couro cabeludo está saudável, é mais fácil conseguir que o resto do cabelo esteja fabuloso. É por este motivo que hoje te daremos os melhores segredos para cuidar do seu couro cabeludo e conseguir um cabelo nutritivo e saudável.

Couro cabeludo seco

Quando o problema em nosso cabelo é o couro cabeludo seco, começamos a sentir coceira com muita frequência e posteriormente o surgimento da caspa. Ninguém gosta que seu cabelo esteja cheio dessas escamas de pele que se produzem pela sequidão. Além disso, não prestar atenção nisso pode levar a um problema maior.
A solução?
  • Misture em um recipiente 10 gotas de óleo essencial puro de lavanda com uma onça ou 28 gramas de amêndoas doce ou óleo de jojoba. Posteriormente, aplicar sobre o couro cabeludo fazendo suave massagem circulares durante 5 minutos.
  • Para um couro cabeludo sensível, massagear somente com óleo de jojoba, 5 minutos antes de tomar banho.
  • Além disso, recomenda-se incrementar o consumo de ácidos graxos ômega 3 presentes nos peixes de verduras.

 Cabelo grosso e normal

Cabelo_grosso_e_normal
O cabelo grosso e normal costumam apresentar menos problemas que os outros tipos de cabelos. Entretanto, não é demais fazer e aplicar um bom tratamento para fortalecê-lo.
Como fazê-lo?
  • Depois de aplicar o shampoo, pegue uma colher de azeite de oliva e aplique em todo o couro cabeludo, e também por todo o cabelo desde a raiz até as pontas. Posteriormente, enrole o cabelo e coloque em uma sacola ou em uma toca, para deixar o azeite atuar de 10 a 15 minutos. Finalmente, enxágue e aplique o condicionador como de costume.

Cabelo fino

Dizem que temos o cabelo fino quando ele perde a força e a espessura, sendo mais suscetível a queda. Este problema pode ser o produto de uma dieta ruim, falta de vitaminas, cabelo maltratado e/ou alguns transtornos endócrinos.
A solução?
  • Colocar para esquentar  ½ xícara de vinagre de maçã, deixar repousar, diluir com ½ xícara de água, e uma vez pronto aplicar no couro cabeludo fazendo suaves massagens. Cobrir o cabelo com uma sacola ou uma touca, e deixe atuar de 30 a 40 minutos. O ácido do vinagre de maçã ajuda a restaurar o equilíbrio do pH do couro cabeludo.

Cabelo quebradiço

Cabelo_quebradiço
cabelo quebradiço pode ser o produto de uma má alimentação, falta de nutrientes, exposição excessiva ao sol, uso de secador, chapinhas, prendedores e falta de cuidado ao pentear o cabelo, entre outros.Quando o cabelo está quebradiço, tendem a queda com mais frequência e inibe o seu crescimento. 
A solução?
  • Para fortalecer o cabelo quebradiço interessante massagear o couro cabeludo e o cabelo, utilizando um pouco de óleo de coco, deixando atuar de 5 a 10 minutos. De preferência colocar uma sacola ou uma toca na cabeça para deixar repousar o tratamento o tempo recomendado e depois enxaguar como o de costume.
  • Além disso, recomenda-se incluir em sua dieta mais alimentos como: carne magra, peixe, queijo com baixo teor de gordura, claras de ovo, espinafre, soja, laranjas, morangos, tomates, entre outros.

Caspa

Caspa
caspa se produz quando ocorre um crescimento excessivo de bactérias que causam  células morta da pele, as quais se acumulam. Pode aparecer tanto no cabelo oleoso como no cabelo seco.
A solução?
  • Em um recipiente misture 10 gotas de óleo de árvore-do-chá, eucalipto, hortelã, ou óleo de bergamota com uma onça ou 28 gramas de jojoba ou de óleo de amêndoas. Depois aplicar sobre o couro cabeludo fazendo suaves massagens circulares 5 minutos antes de tomar banho.
  • Se quiser um tratamento sem enxágue, misture uma pequena quantidade de água de hamamelis com um pouco de enxágue bocal e esfregar no couro cabeludo depois de aplicar o shampoo e o condicionador.
  • Para melhores resultados, certifique-se de incluir na dieta alimentos ricos em zinco, como, por exemplo, mariscos, carne de caranguejo, carnes magras, lagosta, manteiga de amendoim, semente de abóbora e salmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário