terça-feira, 7 de julho de 2020

Professores do IFNMG farão palestras na edição digital do Campus Party, evento mundial que será realizado de 09 a 11 de julho



A Campus Party é considerada o maior evento de inovação e tecnologia do mundo. Existe há 22 anos, já foi realizado em 15 países e contabiliza mais de 80 edições. No Brasil, a Campus Party está presente há 13 anos e já percorreu cidades como São Paulo, Paraná, Bahia, Goiás, Brasília, Rondônia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
Neste ano, a inovação não será apenas tema das palestras. O próprio evento teve que inovar para realizar a edição 2020. Por causa da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez em sua história, a Campus Party será realizada em formato digital. A Campus Party Digital Edition será 100% on-line e ocorrerá simultaneamente em mais de 30 países entre os dias 09 e 11 de julho.
Toda a programação é gratuita e contempla abordagens multidisciplinares sobre inovação e criatividade a partir do tema “Reboot the Planet”, que significa reiniciar o planeta. Serão centenas de eventos transmitidos ao vivo com palestrantes nacionais e internacionais, além de conteúdos on-line, entrevistas, painéis, workshops e networking durante três dias de experiências ao vivo e sob demanda, ou seja, cada pessoa poderá buscar os eventos dos quais quer participar.
Para se inscrever, basta acessar o site https://brasil.campus-party.org/ e fazer um cadastro simples. O evento ainda emitirá certificados.
IFNMG na Campus Party 2020
Integram a programação da Campus Party 2020 mais de dois mil palestrantes de diferentes países e das mais diversas áreas, entre eles, dois professores e uma professora do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG): Felipe Mota, Daniel Maia e Cleiane Oliveira.
O professor Felipe Mota considera a Campus Party um evento fantástico, que incentiva a inovação e o empreendedorismo. “É uma verdadeira imersão no mundo tecnológico. Este novo formato é muito interessante, pois possibilita que o evento alcance a todos. Até aqueles que não teriam condições financeiras de participar agora podem! Confesso que estou curioso para saber como será essa nova forma de imersão e como o público irá reagir, mas acredito que o objetivo do evento será cumprido”, destaca o professor.
Quem também está apostando nesse novo formato é o professor Daniel Maia. Ele também concorda que o evento digital vai permitir que mais pessoas participem. “Haverá a oportunidade de mais pessoas participarem de ótimas palestras no conforto de casa. Isso irá agregar novos conhecimentos e muito valor ao currículo profissional dos participantes. Tenho certeza que será uma experiência incrível, já que a organização do evento é muito empenhada em trazer os melhores conteúdos para os participantes do evento”, afirma.
Cleiane diz que está ansiosa para poder contribuir em um evento dessa magnitude, apresentando o conhecimento adquirido na academia de uma forma acessível à comunidade. Sobre a sua participação, ela explica que irá abordar como diversos sistemas conseguem fazer recomendações assertivas, "por exemplo, quando o YouTube recomenda vídeos da minha preferência ou o Instagram organiza o meu feed com o conteúdo que eu mais aprecio. Apresentarei as técnicas de inteligencia artificial mais utilizadas e seus principais desafios. Será um convite para ingressar na área de estudo de inteligência artificial", aponta a servidora. 
Saiba mais informações sobre as palestras e os professores do IFNMG
CleianeCleiane Oliveira
Palestra: "Como adivinharam o que eu queria?" - Inteligência artificial e os Sistemas de Recomendação | Data: 09/07/2020, das 17h35 às 18h – Palco Living Better.
“Nesta palestra, abordaremos as principais técnicas de inteligência artificial utilizadas nos sistemas de recomendação para predizer preferências dos usuários. Discutiremos também quais são os principais desafios, tendências e ferramentas para quem quer começar na área”, Cleiane Oliveira.
Quem é Cleiane Oliveira?
Mestre em Ciência da Computação, pesquisa o funcionamento dos Sistemas de Recomendação e propôs em sua dissertação uma arquitetura com algoritmos de inteligência artificial para o uso de recomendação de preferências dos usuários. É professora do IFNMG-Campus Januária, atua na área de Informática e suas linhas de pesquisa são: Banco de Dados, Inteligência Artificial, Interface homem computador e Desenvolvimento de Software.
  
DanielDaniel Maia
Palestra: Ensino de Programação com a Linguagem Python | Data: 11/07/2020, das 19h às 19h30 – Palco New Horizons.
“Essa palestra tem o objetivo de criar uma discussão sobre o ensino de programação utilizando a linguagem Python. Como a linguagem pode ser utilizada nos cursos introdutórios de programação? Qual a experiência do ministrante com o uso da linguagem em cursos técnicos de nível médio (2º ano do ensino médio)? Quais estratégias podem ser utilizadas estimular o interesse dos alunos no aprendizado de programação? Além de apresentar conceitos básicos da linguagem, e vários exemplos para ilustrar o tema (ensino de programação), serão apresentadas ferramentas utilizadas para o estudo da linguagem Python. O público-alvo será professores de ensino fundamental e/ou médio de escolas públicas”, Daniel Maia.
Quem é Daniel Maia?
Empreendedor, palestrante e professor do IFNMG. Iniciou sua trajetória profissional aos 13 anos como instrutor de informática e desenvolvedor web. É mestre em Informática pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista no desenvolvimento de aplicações para internet e no projeto de Bancos de Dados Relacionais e Não-Convencionais(NoSQL).

Felipe MotaFelipe Mota
Palestra: Como Usar a Internet das Coisas para Alavancar seus Negócios | Data: 11/07/2020, das 19h35 às 20h – Palco Work Life.
“Esta palestra visa apresentar o cenário do mundo 4.0, baseado no conceito de Internet das Coisas e como o mesmo pode auxiliar no desenvolvimento da empresa. Serão abordados temas como Outcome Economy, Crescimento Econômico Exponencial e seus "6Ds" e Low Touch Economy. Perceberemos a necessidade da digitalização da empresa, principalmente agora neste mundo que vivencia a pandemia do novo Coronavírus”, Felipe Mota.
Quem é Felipe Mota?
Professor do IFNMG - Campus Januária e Líder do Grupo de Pesquisa em Engenharia, Eletrônica e Computação, E2C. Formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Elétrica na UNICAMP. Atua com cursos do eixos de Ciência da Computação, Administração e Construção Civil. 
No Brasil, ocorrerão três edições nacionais simultâneas, sendo elas: 
- Campus Party Digital Brasília
- Campus Party Digital Goiás
- Campus Party Digital Transire Amazônia
Os professores do IFNMG participam da Campus Party Digital Brasília. Saiba mais em: https://brasil.campus-party.org/

---------
Coordenação de Comunicação/Reitoria  
Contato: (38) 3218-7346
Jornalistas responsáveis:
Andreia Pereira - (38) 99132 7501 
Juliana Paiva - (38) 98801 4529

Nenhum comentário:

Postar um comentário