quinta-feira, 1 de abril de 2021

2 de abril é o dia mundial de conscientização do autismo

 

2 de abril é o dia mundial de conscientização do autismo

A pandemia aumentou os desafios para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Abril é conhecido como o mês da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas (ONU), que intitulou o dia 2 como data para combater o preconceito e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o desafio de lidar com o TEA se tornou maior para as famílias. Essa é a constatação do psicólogo Welder Rodrigo Vicente, líder do apoio psicopedagógico e inclusão da Una Cidade Universitária.

Para Welder, a interrupção de terapias e o isolamento social podem trazer consequências físicas e psicológicas a pessoas com autismo. Ele exemplifica o progresso dos alunos com TEA da Una Cidade Universitária, acrescentando que a convivência nas aulas presenciais promove não só a inclusão social desses estudantes quanto possibilita uma boa interação com ganhos psicológicos e cognitivos.

Segundo o psicólogo, sem as atividades diárias fora de casa, a interrupção de terapias e, principalmente, o isolamento social, o leque de dificuldades vivenciadas pelo autista pode ser agravado. “O momento pode ser crucial para crianças e adolescentes com autismo apresentar regressão principalmente relacionada à fala e a estereotipias (ações repetitivas). No caso de jovens e adultos, há o receio de perder os poucos laços o qual criou”.  Daí, de acordo com ele, a relevância de produzir uma nova rotina, priorizando atividades que envolvam toda a família.

Para romper preconceitos e levar informações ao público, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (Napi) da Una vai promover no próximo dia 7 de abril, às 19 horas, mais uma edição do “Olhares Múltiplos”, evento online organizado por Welder Rodrigo Vicente, que é líder Napi na Cidade Universitária e Pouso Alegre.

“Não se pode pensar na pessoa autista como se ela estivesse o tempo todo dentro de uma bolha. Em alguns momentos, é fundamental aproximar dessa bolha e estimulá-la ao treino social”, salienta Welder. Com o tema “O protagonismo do estudante down, autista e surdo no ensino superior”, a discussão com os estudantes pretende romper preconceitos e jogar luz sobre a inclusão de alunos nas universidades e no mercado de trabalho.  As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser realizadas pelo site do Sympla. Llink: https://www.sympla.com.br/napi-olhares-multiplos-o-protagonismo-dos-estudantes-autista-down-e-surdo-no-ensino-superior__1171696

 

 

 

 

Izabela Ferreira

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