quinta-feira, 8 de abril de 2021

SANTA CASA MONTES CLAROS PARTICIPA DE DEBATE NACIONAL SOBRE SAÚDE PÚBLICA


Evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Saúde


Grupo midia dia munidal da saude.png

Por Ana Paula Paixão
Imagem: Reprodução Grupo Mídia

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, o superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, participou do Webinário da Helthcare TALKS. O evento, 100% online, foi promovido pelo Grupo Mídia. Com o tema "Saúde Pública e Saúde Privada: um diálogo a ser fortalecido”, a iniciativa teve como objetivo discutir sobre a contribuição dos hospitais filantrópicos em relação à pandemia, impactos e possíveis soluções para a saúde suplementar, pública e privada.

O superintendente da Santa Casa Montes Claros levantou questões como a falta de leitos existente no Brasil, subfinanciamento do Sistema único de Saúde (SUS), integração do SUS com a saúde privada, entre outros assuntos. "O SUS é maravilhoso, porém, com inúmeras fragilidades. A pandemia tem reforçado essa realidade no país, que já estava em crise mesmo antes da COVID-19", ressaltou Maurício Sérgio.

Outro ponto abordado pelo gestor foi quanto à atuação das santas casas e hospitais filantrópicos. De acordo com ele, essas instituições atendem mais de 50% da população brasileira. Em se tratando do atendimento de alta complexidade, esse número chega a 70%", complementou. Outro dado importante para o qual ele chamou a atenção foi em relação à quantidade de municípios no país que contam com apenas um hospital para atendimento assistencial. "Em 960 cidades, temos apenas uma instituição filantrópica, ou seja, não existem hospitais 100% públicos nestas localidades", reforçou.

Para finalizar, Maurício Sérgio refletiu sobre o atual cenário. "A situação precisa ser usada como exemplo para que as políticas públicas sejam repensadas. Não é possível que depois de tantas mortes a saúde pública não passe a ser prioridade e as instituições priorizadas", encerrou.

Moderado por Fernando Torelly, CEO do HCor, o debate também contou com a participação do diretor-executivo da Associação Nacional de Hospital Privados (Anahp), Antônio Britto; do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira; e do presidente da Santa Casa de Juiz Fora, Renato Loures.










ANA PAULA PAIXÃO

Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário