quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Designação de professores gera insatisfação em Montes Claros - Profissionais da educação reclamam do descaso do Estado. Superintende regional alega sobrecarga no sistema da Secretaria.

Convocação de profissionais da educação gera frustações aos servidores. (Foto: Jucilene Magalhães)

O cronograma de designação dos professores está determinado entre os dias 28 a 30 de janeiro de 2014. Mas já se passaram dois dias e nenhuma contratação ainda foi feita. Profissionais comparecem a Escola Plínio Ribeiro e reclamam da falta de informação e se preocupam com o ano letivo que se inicia na próxima semana na rede estadual.

No site da Superintendência Regional de Montes Claros informa a disciplina, dia, local e horário para a convocação. Na sede tem funcionários de plantão, mas que dizem não ter recebido autorização de Belo Horizonte para a liberação e preenchimento das vagas.

Maurício Soares Barbosa, professor de matemática e física, entrou em contato com a Secretaria e foi informado que a convocação aconteceria às 8h. O profissional diz que isso só atrapalha o trabalho dos professores e lamenta o descaso do Estado para com os servidores.

“Em primeiro lugar não tem como se fazer um plano de aula previamente porque não se sabe qual é a turma, série e ano que vai trabalhar. Outra coisa é a falta de esclarecimento da Secretaria, pois a gente gasta combustível com deslocamento pra chegar aqui e nem saber se vai ser atendido ou divulgada as vagas”, diz.

O coordenador regional da Sind-Ute cobra maior agilidade nas contratações. (Foto: Jucilene Magalhães)
O coordenador regional da Sind-Ute cobra maior
agilidade nas contratações.
(Foto: Jucilene Magalhães / G1)
O coordenador regional do Sind-Ute, Carlos Alberto Athayde Morais, teme pelo comprometimento do calendário escolar. “Todos os anos acontecem vários problemas, mas 2014 é um ano atípico por causa da Copa do Mundo, então a qualidade da educação e o próprio funcionamento básico das escolas fique prejudicado”.

Carlos afirma que o sindicato cobra todos os anos da Secretaria Estadual de Educação uma maior agilidade na convocação dos profissionais. “O que está acontecendo é a publicação das vagas só que a Secretaria não está autorizando a posse destas, então está havendo uma falta de respeito e os profissionais de educação saem daqui decepcionados e frustrados”, revela.

Robson Figueiredo, superintendente regional de educação, afirma que há problemas técnicos no desenrolar das convocações. “Está havendo uma sobrecarga em todas as superintendências e não está tendo tempo hábil para liberação. É um problema eletrônico e não administrativo, tanto é que estamos com o cronograma preparado e autorizado por Belo Horizonte”, ressalta.

O superintendente garante que até terça-feira a maioria das designações estará solucionada. Quando perguntado sobre o ano letivo começar e não ter ocorrido a contratação de todos os professores, ele respondeu que o ano letivo vai funcionar normalmente.

“Temos uma margem para agilizar nosso calendário e também as escolas que tem seus efetivos e efetivados vão estar com um horário provisório atendendo nossos alunos” informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário