quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

REALIZAR O CARNAVAL EM JANAÚBA FOI TEMA PRINCIPAL NA ELEIÇÃO DE 2012; OS TRÊS CANDIDATOS A PREFEITO ASSEGURARAM QUE FARIAM A FOLIA GORUTUBANA: NESTE ANO, 2014, TERÁ O “JANAÚBA-FOLIA”

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A Prefeitura de Janaúba irá promover o carnaval neste ano. Ou melhor, a folia gorutubana retornará ao circuito na avenida Beira-Rio, em frente à praia Copo Sujo, rio Gorutuba. O carnaval ocorrerá de 1º a 4 de março de 2014 e com atrações nacionais.
A banda Parangolé trará o vocalista Léo Santana para animar o carnaval que, neste ano, passa a ser denominado de “Janaúba-Folia”. Com despedida anunciada da banda Parangolé, Léo Santana fará a abertura do carnaval em Janaúba e depois se apresentará em Porto Seguro e em Salvador.
Foto Paulo & Galego/2007Carnaval de Janaúba, em 2007, na avenida Beira-Rio com bloco e trio elétrico.
Outra atração nacional no carnaval janaubense será a dupla João Bosco & Vinícius que fará uma mistura de sertanejo com axé e dance. A dupla João Bosco & Vinícius esteve nesta cidade em 2010 animando a ExpôJanaúba. Buiú & banda e ainda Som do Povo serão outras atrações do “Janaúba-Folia”.CARNAVAL FOI TEMA DAS CAMPANHAS ELEITORAIS EM 2012
Na eleição de 2012, a realização do carnaval de Janaúba era um dos principais temas das campanhas dos três candidatos a prefeito. Um ano atrás, no dia 17 de janeiro de 2013, o site do jornalista Oliveira Júnior abordou esse assunto diante da decisão do prefeito Yuji Yamada, empossado naquele mês, em não promover o carnaval (LEIA AQUI) devido às dificuldades financeiras pelas quais a prefeitura e o município enfrentavam, principalmente com a seca que dizimou plantações e afetou a economia do município e região.
Mas, entre julho e princípio de outubro de 2012, período da campanha eleitoral, os três candidatos a prefeito citavam o investimento no carnaval, que, por intermédio de pesquisa, era um dos anseios da população deste município (CARNAVAL EM JANAÚBA).
Foto Ascom/PJ/2009
Praia Copo Sujo, rio Gorutuba, na cidade de Janaúba, durante o carnaval em 2009.
O ex-prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB) levava vantagem nesse quesito, pois nas duas gestões dele (2001/2004 e 2005/2008) ele organizou os carnavais intitulado de “Jana-folia” que arrastavam multidões para a avenida acompanhando o trio elétrico, presenciando as atrações artísticas em palco e ainda a empolgação de foliões nos camarotes e a venda de abadás que asseguravam recursos para reduzir o custo do evento.
Na campanha de 2012 Ivonei garantia o retorno do carnaval “Jana-folia”, que teria perdido fôlego na gestão de José Benedito Nunes Neto (PT), período de 2009 a 2012. O petista promoveu a folia nos quatros anos de mandato (AQUI). Timidamente a campanha de José Benedito, em 2012, anunciava que se esforçaria para realizar o carnaval gorutubano como forma de “apagar” os boatos de que ele acabaria com o evento (LEIA AQUI).
A campanha de Yuji Yamada (PRP) também propagou que faria esforços para realizar o carnaval janaubense. Isso ganhou impulso porque um dos aliados de Yuji é o ex-prefeito e ex-deputado Aldimar Dimas Rodrigues (PMDB) a quem é creditado a dimensão da folia de Janaúba (VEJA AQUI). Na gestão de Dimas, de 1989 a 92, foi promovido o carnaval “40 Graus” focalizado na praia Copo Sujo, no rio Gorutuba, e na avenida Manoel Atayde. Essa estratégia foi seguida pelos sucessores Edilson Brandão Guimarães (1993/94) que incrementou com a introdução da praia Ilha de Caiçara, Pedro Roberto de Menezes Neto (1995/96) e Wildemar (Vivi) Maximino da Cruz (1997 a 2000). Ivonei manteve as praias, mas transferiu a folia noturna da avenida Manoel Atayde para a avenida Prefeito Edilson Brandão (Beira-Rio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário