terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PREFEITO YUJI FICARÁ COM QUEM? COM O GRUPO DE DIMAS OU GRUPO DE ELBE?

Foto Oliveira Júnior
Prefeito Yuji Yamada ainda não definiu com quem ficará na eleição deste ano.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada (PRP), a cada dia que passa encontra menos tempo para decidir sobre a quem apoiar na eleição para deputado estadual neste ano. Para ser eleito prefeito, Yuji contou com o importante apoio e a “aproximação” de dois grupos políticos de posicionamento antagônico: os aliados do ex-prefeito e ex-deputado Dimas Rodrigues (elegeu o filho Rodrigo como vice-prefeito) e os aliados da ex-deputada Elbe Brandão (que tem o esposo Luiz Henrique como deputado estadual).
O grupo de Elbe (PSDB) apoia a candidatura à reeleição de Luiz Henrique (PSDB). O grupo de Dimas (PMDB) deve decidir pela candidatura à reeleição do deputado estadual Tadeuzinho (PMDB) ou lançar o vice Rodrigo (PMDB) como candidato a deputado estadual. Além disso, os grupos de Dimas e Elbe poderão apoiar candidatos diferentes ao governo do Estado e federal. 
A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Janaúba, no mês passado, serviu de termômetro para o prefeito Yuji, uma vez que a disputa pela presidência colocou em lados opostos vereadores ligados a Luiz Henrique/Elbe e a Dimas. A bancada do PMDB (mesmo partido de Dimas) na Câmara local manifesta em não aceitar novamente ser líder do prefeito. O detalhe é que o PMDB possui três vereadores, um deles foi candidato a presidente (não teve êxito), mas não teve o apoio dos outros dois que votaram em outro candidato que foi derrotado e apoiado pelo grupo de Dimas e do ex-prefeito José Benedito Nunes Neto (PT), que perdeu a reeleição em 2012. O candidato que venceu contou com votos de aliados de Elbe e Luiz Henrique e do ex-prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB), que foi candidato a prefeito em 2012 e perdeu por 336 votos, o correspondente a uma urna.
OUTROS CANDIDATOS Enquanto o prefeito Yuji não decide entre Luiz Henrique (Elbe) e Tadeuzinho ou Rodrigo (Dimas), os outros grupos políticos em Janaúba já definiram os apoios. Por exemplo, o ex-prefeito Ivonei Abade (perdeu a eleição para Yuji por 336 votos) fará campanha para a reeleição do deputado estadual Gil Pereira (PP), secretário estadual. O médico janaubense Handerson Miranda (PHS) já manifestou interesse em se candidatar a deputado estadual, isso sem considerar que o PT de Janaúba, liderado pelo ex-prefeito José Benedito Nunes Neto, deverá optar pela candidatura à reeleição do deputado estadual Paulo Guedes (PT). Na eleição de 2010, Ivonei foi o candidato a deputado estadual mais votado em Janaúba, que tem Luiz Henrique como o eleito majoritário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário