sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Superbactéria mata duas pessoas em hospital de Montes Claros - Secretaria de Saúde confirmou mortes nesta quinta-feira (23). Vítimas da KPC estavam internadas no CTI.

A Secretaria Municipal de Saúde deMontes Claros, Norte de Minas Gerais, informou nesta quinta-feira (23) que duas pessoas morreram nesta semana contaminadas pela superbactéria Klesbiella pneumoniae (KPC) em um hospital da cidade. Além das duas mortes, duas pessoas foram infectadas pela bactéria e outras sete foram diagnosticadas como portadoras da KPC, o que corresponde a dizer que a doença não se desenvolveu nesses pacientes.
Segundo a secretária interina de Saúde de Montes Claros, Ana Paula Nascimento, os registros foram em apenas um dos hospitais da cidade e os profissionais que trabalham na instituição não correm risco de infecção, pois a bactéria se desenvolve apenas em pacientes que estão com o sistema imunológico baixo ou debilitado por alguma doença grave.
A secretária informou ainda que não há motivos para alarde. “Equipes da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e de controle de infecção dos hospitais estão trabalhando na formulação e tomadas de medidas de controle da proliferação da bactéria”, afirma.
O município, ainda segundo a secretária, está criando campanhas educativas. “É preciso mostrar para a população que precisamos aprender a conviver com situações presentes em outras cidades e que chegou agora em Montes Claros. Medidas muito simples, como lavar as mãos, podem evitar a proliferação da bactéria”, explica.
De acordo com o médico Luciano Fernandes, especialista em infectologia pela USP e que tem experiência no tratamento de pacientes infectados pela KPC, a bactéria pode ser controlada. "A Klesbiella pneumoniae foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2006 e há experiências bem sucedidas de tratamento dos pacientes infectados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário