domingo, 28 de dezembro de 2014

8 hábitos que acreditamos serem saudáveis, mas não são!

Ter uma boa saúde é uma questão de hábitos muito simples que podemos praticar facilmente todos os dias e que não nos custe nada. Ter um estilo de vida saudável é uma questão de decisão, já que existem muitos hábitos que podemos colocar sempre em prática para promover a nossa saúde. Entretanto, existe uma série de mitos e meias-verdades que fazem com que pratiquemos alguns  hábitos,acreditando serem saudáveis, quando na verdade não são.

Consumir produtos sem gordura para não engordar

No supermercado podemos encontrar uma grande quantidade de produtos que são livres de gordura e costumam ser recomendados para as pessoas com obesidade e colesterol alto. Entretanto, existem pessoas que acreditam que pelo fato de ser 0% de gordura são ideais para emagrecer, mas na verdade não é assim. Os alimentos livres de gorduras podem conter farinha, açúcar refinado e muitos outros aditivos que também podem influenciar no aumento do peso.

Beber água o dia todo

Beber_águaÉ verdade que a água é muito boa para a saúde e cumpri um papel muito importante no bom funcionamento do nosso organismo. Entretanto, não é necessário beber grandes quantidade de água o dia todo, já que o excesso pode levar a alterações no funcionamento dos rins e da composição do sangue. Os especialistas recomendam beber de 6 a 8 copos de água por dia, no máximo de 2 litros.

Tomar sol para receber vitamina D

É verdade que se expor ao sol é uma das formas do fornecimento de vitamina D para o nosso corpo. Entretanto, para que o organismo sintetize esta vitamina, é necessário se expor sem protetores solares ou utilizar protetores de baixa proteção que, como consequência, pode trazer problema de pele. A exposição excessiva ao sol pode causar series de queimaduras na pele, resseca-la e, inclusive, é um fator de risco de câncer de pele.

Fazer abdominais para diminuir a barriga

AbdominaisÉ verdade que os abdominais nos ajudam a queimar a gordura abdominal e ter uma barriga mais plana. Entretanto, tem pessoas que tem a falsa crença de que o simples fato de fazer os abdominais lhes dará o resultado, sem levar em conta que para alcançar esse objetivo é muito importante ter uma dieta saudável e fazer outros tipos de exercícios regularmente.

Consumir suplementos vitamínicos

Quando se trata de vitaminas e minerais a maioria das pessoas acreditam que quanto maior o consumo, melhor para o organismo. Entretanto, isso não é totalmente verdade, já que o excesso de suplementos vitamínicos podem desenvolver efeitos negativos para a saúde. Os suplementosdevem ser tomados sob supervisão médica, uma vez que nem todas pessoas necessitam de suplementos, pois podem obter os nutrientes diretamente dos alimentos.  

Clareamento dos dentes

Branquear_os_dentesO clareamento dental é um processo que feito, geralmente, por uma questão estética para ter dentes mais limpos. Entretanto, as pessoas que abusam deste tipo de procedimentos podem desenvolver doenças como a brancorexia e também pode sofrer de fissuras nos dentes, sensibilidade e, em casos mais extremos, mudanças de sabores.

Limpar os ouvidos com cotonete

Muitos consideram que limpar a cera dos ouvidos é um hábito de higiene que se deve praticar frequentemente, mas isso não deve ser assim. A cera é uma secreção anticéptica que protege a pele do conduto auditivo de germens e agressões externas. Quando o eliminamos deixamos este conduto exposto às infecções, mas além disso, quando o limpamos com cotonetes, o que na verdade estamos fazendo é empurrar determinada quantidade para dentro, gerando um tampão. Como consequência disso, podemos provocar lesões no conduto, pois não temos uma visão direta do canal.

Comer por dois durante a gravidez

Muitas mulheres grávidas tem a falsa crença de que podem comer o dobro para alimentar o bebê que vem a caminho. Entretanto, isto é um grave erro que pode trazer consequências, já que engordar em excesso durante a gravidez podem acarretar riscos, como a aparição de diabetes gestacional, um mal progresso do parto e que o feto seja muito grande.O mais provável é que ao ter um controle da gravidez, o médico nutricionista te recomendará uma dieta saudável e equilibrada, aumentando somente o consumo de ácido fólico, pois as grávidas necessitam uma grande quantidade extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário