quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Januária só vai mesmo com reza - Manoel Jorge agora promove ‘retiro’ religioso para servidor municipal


Fotos: Clésio Magalhães
O Brasil é oficialmente um Estado laico. Nossa Constituição prevê liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas. A laicidade implica posição de neutralidade em relação ao campo religioso, o que equivale dizer que nenhuma delas deve receber privilégios em relação às demais. O prefeito de Januária,Manoel Jorge (PT), um conhecido católico militante, resolveu inovar nessa seara com a promoção do 1º Encontro com Cristo dos Servidores Públicos de Januária. O evento acontece ao longo desta semana e conta com participação entusiasmada do próprio prefeito Manoel Jorge, além da primeira-dama do município, Nancy Bergman, e da secretária de Administração, Joventina Gonzaga. 

No discurso de abertura do encontro, o prefeito Manoel Jorge destacou a participação de cada servidor para o que avalia ser o sucesso da administração. O prefeito avalia que as dificuldades enfrentadas neste segundo ano de mandato só puderam ser superadas “graças ao empenho, dedicação e o entusiasmo de todos, que foi o combustível para mover a máquina administrativa diante das dificuldades”.

Alçados à condição de mandatários em Januária, o casal revive os tempos da militância católica – quando organizavam eventos bem parecidos com esse que agora retira servidores públicos da sua função precípua de servir ao povo para “celebrar, conviver trocar experiências e aprofundar a compreensão na caminhada com Cristo”. No primeiro dia da jornada, segunda-feira (8), cerca de 400 funcionários da Secretaria Municipal de Educação lotaram o Auditório da Unimontes para participar de dinâmicas de grupo e orações.

Servidores da Educação assistem às palestras durante a jornada promovida pela Prefeitura de Januária

“O processo de humanização implica na evolução do homem, pois ele tenta aperfeiçoar as suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente”, discursa o médico e diretor clínico do Hospital Municipal de Januária, Carlos Henrique Queiroga, um dos organizadores da semanada cristã. Seja lá o que meio envolvente possa significar.
Ecumenismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário