No dia 03 de Dezembro de 2014 em Brasília reuniram-se o Colegiado Nacional de Coordenadores Municipais e Estaduais (com mais de 100 mil habitantes) de Saúde Mental e Alcool e outras Drogas. Durante o Colegiado Nacional houve um processo de mobilização através de um Abaixo Assinado contra o Financiamento Público e a estratégia de Regulamentação das Comunidades Terapêuticas (CT´s).
O Abaixo Assinado teve a assinatura de 121 Coordenadores e Assessores, de 99 municípios, que afirmaram:“Repudiamos a Regulamentação das Comunidades Terapêuticas e Reivindicamos que tais Recursos sejam investidos na RAPS e no SUAS”.
O Abaixo Assinado reforça o posicionamento da 14. Conferência Nacional de Saúde e a 4. Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial de exigir o Não Financiamento Público das Comunidades Terapêuticas. O Abaixo Assinado também denuncia o caráter fundamental das CT´s como “instituições asilares que seguem a lógica manicomial”.
A Pergunta que nos fica é: O Ministério da Justiça irá menosprezar o posicionamento dos Coordenadores Municipais e Estaduais de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de todas as regiões do país e vai continuar a Regulamentação das CT´s?
Ministério da Justiça CUMPRA as Resoluções da 14. Conferência Nacional de Saúde e a 4. Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial – Nenhum Centavo Público as CT´s!
Nenhum comentário:
Postar um comentário