quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Aplicativo ajuda pecuaristas mineiros a comprar touros para melhoria do rebanho

Agência Minas
Ao acessar o aplicativo, o comprador pode selecionar a raça zebuína do animal que ele procura e até delimitar a região/ Divulgação












Pecuaristas interessados em comprar touros de qualidade genética superior para a melhoria do rebanho podem usar o celular para conferir a oferta de animais em todo o estado. A novidade, lançada pela Emater-MG em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), faz parte do programa Pró-Genética, que tem o objetivo de facilitar a aquisição de animais de alto padrão, principalmente por pequenos e médios produtores.
Desde que o Pró-Genética foi criado a forma mais usual de aquisição dos animais reprodutores é nas feiras e leilões de touros organizados pelo programa em todo o estado.
Mas a partir deste ano existe também a opção digital, com a criação do aplicativo ABCZ Mobile, que pode ser instalado em smartphones e tablets. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.
Ao acessar o aplicativo, o comprador pode selecionar a raça zebuína do animal que ele procura e até delimitar a região onde encontrar o touro de seu interesse. O sistema irá disponibilizar uma lista cadastrada no banco de dados da ABCZ. 
Na tela do celular ou do tablet, os produtores interessados em adquirir um reprodutor terão acesso às informações sobre as fazendas onde eles podem encontrados, os municípios, as distâncias e nomes dos criadores.  Cerca de 350 touros de todas as regiões do país estão à venda pelo aplicativo
Ao selecionar uma fazenda, o detalhamento é ainda maior. Cada animal relacionado numa propriedade vem acompanhado de informações como idade, peso, nome do pai e da mãe, além da avaliação genética.
Os contatos dos criadores também são disponibilizados para os interessados em negociar diretamente com os donos do animal. Todos os animais colocados à venda são PO (Puro de Origem), com Registro Genealógico Definitivo (RGD).
“O grande vantagem do ABCZ Mobile é aproximar o pecuarista comprador daquele que tem os animais para vender. Muitas vezes o produtor não pode ir às feiras do Pró-Genética e tem mais pressa para adquirir o animal. O aplicativo é mais uma facilidade para quem pretende melhorar a qualidade genética do rebanho”, comenta o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Gustavo Laterza.
Alerta e calendário de feiras
Outro serviço oferecido pelo ABCZ Mobile é o alerta. Caso o comprador não encontre, num determinado momento, o animal de seu interesse, ele pode se cadastrar, colocando as informações sobre as suas intenções de aquisição. Assim que surgir a oferta do reprodutor com as características solicitadas, o produtor rural recebe um aviso.
“Com essa ferramenta, a negociação ficará ainda mais fácil. Uma via de mão dupla, onde vendedores também descobrirão onde estão os compradores para seus produtos”, destaca o diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
Para os que se interessam em participar das feiras e leilões, o aplicativo também conta a relação de todos os eventos programados no estado, organizados em parceria com a Emater-MG.
Treinamento
Na próxima sexta-feira (29), a Emater-MG irá promover um treinamento voltado para o seu corpo técnico sobre o uso do aplicativo ABCZ Mobile. A ideia é aprimorar o atendimento aos produtores que queiram adquirir um reprodutor para melhoria do padrão genético do rebanho bovino.

 Com o conhecimento detalhado sobre o aplicativo, os técnicos da Emater-MG terão melhores condições de orientar os produtores sobre qual animal ofertado pelos criadores de touros tem as características ideais para a sua propriedade. 
http://webterra.com.br/noticia/12702/aplicativo-ajuda-pecuaristas-mineiros-a-comprar-touros-para-melhoria-do-rebanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário