quinta-feira, 28 de setembro de 2017

JANAÚBA MG. TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JANAÚBA SE MOBILIZAM EM DEFESA DO SUAS


Diante dos desmontes enfrentados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com uma proposta orçamentária para 2018 do Governo Federal que inviabiliza a manutenção e expansão desse sistema, entidades da Assistência Social de todo o país foram convocadas pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MG) para o dia de mobilização nacional em defesa do SUAS, intitulado como Dia D, que acontece no dia de hoje (28). Em Janaúba, os gestores e trabalhadores da Assistência Social se reuniram, na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, para discussão e articulação de ações para barrar as reduções orçamentárias, e garantir que a rede de proteção social e benefícios sociais continuem.

Segundo a secretária municipal de Promoção Social, Rosana Barbosa da Rocha, essa previsão orçamentária pode afetar até 98% dos programas, serviços e benefícios ofertados pela política de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), abrigos, dentre outros projetos socioassistenciais.

A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, instituído pela Constituição Federal de 1988. O SUAS trata-se de um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

http://www.janauba.mg.gov.br/news/noticia/677

Nenhum comentário:

Postar um comentário