domingo, 12 de abril de 2020

Idoso que morreu em Espinosa testa positivo para Covid-19, diz prefeito


Informação foi divulgada neste sábado (11) em uma rede social. Idoso tinha 86 anos, morava em SP e veio para o Norte de MG em um ônibus de turismo.

O prefeito de Espinosa (MG) confirmou por meio de uma rede social que um idoso de 86 anos, que faleceu com suspeita da Covid-19, testou positivo para a doença. O comunicado foi transmitido ao vivo e teve a participação de autoridades de saúde do município.



Segundo o prefeito Milton Barbosa, o idoso tinha 86 anos, morava em São Paulo e veio para o Norte de MG em um ônibus de turismo junto com um sobrinho.

O paciente passou mal e procurou pelo hospital do município com sintomas gripais. Inicialmente, apresentou melhora, mas o quadro de saúde se agravou e ele faleceu no dia 27 de março. Foi feita a coleta de material dele e o resultado do exame, feito pela Fundação Ezequiel Dias, deu positivo.

O município tentou identificar todas as pessoas que tiveram contato com idoso, orientou que ficassem em isolamento e as equipes de saúde passaram a monitara-las. Nenhum delas teve sintomas.

Atualmente, Espinosa tem 19 casos suspeitos, todos os pacientes apresentaram sintomas gripais leves. Dezesseis já passaram pelo período de quarentena. O caso do idoso ainda não aparece no boletim da Secretaria Estadual de Saúde.

Os secretário de saúde, Gilmar Barbosa, informou ao G1 que está em vigor no município um decreto que restringe a circulação de pessoas e o funcionamento do comércio. Apenas os serviços essenciais podem funcionar e devem respeitar as medidas de prevenção preconizadas pelas autoridades. As empresas de turismo têm ciência de que não poderiam circular e foram formalmente comunicadas.

Barbosa destacou também que uma barreira sanitária foi montada no município. "As pessoas que entram são avaliadas e recebem orientações. Elas assinam um termo e se comprometem a permanecer por 14 dias em isolamento", diz o secretário.

Por Michelly Oda, G1 Grande Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário