terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Lâmpadas de LED devem melhorar a iluminação em Montes Claros Município fará a substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED. Bairros não foram definidos, mas devem ser os antigos, diz prefeitura.

Maior cidade do Norte de Minas passa a receber quase R$ 4 milhões a mais. (Foto: Fábio Marçal/Prefeitura de Montes Claros)Postes da maior cidade do Norte de Minas receberão lâmpadas de LED (Foto: Fábio Marçal/Prefeitura de Montes Claros)
Nos próximos meses, alguns pontos de Montes Claros terão uma nova iluminação. A prefeitura irá substituir as lâmpadas convencionais pelas lâmpadas de LED. Essas novas lâmpadas duram cerca de 10 vezes mais que as tradicionais, fornecem o dobro da luminosidade, por um terço do consumo de energia. Outro benefício é que são ecologicamente corretas, já que não liberam radiação infravermelha, nem ultravioleta e não necessitam de reatores, nem de ignitores.
De acordo com o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia de Montes Claros, Guilherme Veloso, a metade da cidade receberá as novas instalações. “Faremos a substituição de 18 mil lâmpadas o que corresponde a cerca de 50% dos postes da cidade. As lâmpadas de LED tem grandes benefícios, pois aumenta a luminosidade e reduz o consumo. Com essa economia, será possível utilizar o dinheiro para melhorar a iluminação dos demais pontos da cidade e zona rural”, afirma.
O engenheiro elétrico, Celso Luiz, diz que as lâmpadas de LED tem também um grande benefício sustentável. “Além de reduzir o consumo, reduz a tarifa e economiza água. Estima-se uma economia de 60% de energia. É um grande avanço para a cidade”, diz.
As luminárias de LED possuem Foton Monocromático, o que significa que elas têm luz com mais intensidade, menos ofuscamento e mais nitidez. Esse tipo de lâmpada também pode ser usado em ambiente fechado, já que proporciona menos calor.
Outra vantagem destacada pelo engenheiro é a durabilidade. Ele conta que elas podem durar quase cinco vezes mais que as convencionais. “Uma lâmpada convencional utilizada na iluminação pública dura cerca de 25 mil horas, já a de LED pode chegar a 110”, afirma.
De acordo com a prefeitura, um teste com as luminárias de LED foi realizado em dois quarteirões de Montes Claros, e o resultado foi considerado satisfatório. No entanto, Guilherme Veloso diz que as regiões beneficiadas pelas substituições ainda não foram definidas. “Não temos ainda a relação dos bairros que serão atendidos, mas temos que priorizar os mais antigos, que apresentam iluminações mais precárias”, ressalta.

Serão investidos R$ 7 milhões na compra dessa novas lâmpadas e a expectativa é de que todo o processo de substituição seja concluído até o fim de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário