terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Quatro pessoas são presas ao tentarem invadir Fazenda Norte América, em Capitão Enéas

Fazenda Norte América fica em Capitão Enéas e é palco de vários conflitos — Foto: Juliana Peixoto/G1
Fazenda Norte América fica em Capitão Enéas e é palco de vários conflitos — Foto: Juliana Peixoto/G1

De acordo com a PM, autores já estão em uma área que ainda aguarda decisão judicial de posse, mas queriam ampliar local; fazenda é palco de conflitos e disputas entre movimentos sociais e proprietários desde 2017.

Quatro pessoas foram presas nesta terça-feira (29) tentando invadir parte da Fazenda Norte América, em Capitão Enéas. De acordo com a Polícia Militar, os invasores, que não tiveram os nomes divulgados, foram flagrados armando barracas e limpando uma área que passou por processo judicial e a posse foi determinada aos donos da fazenda.

"Estes presos já estão em uma área da fazenda que ainda está em litígio e aguarda decisão judicial. Hoje eles tentavam ampliar a área em que estão, mas o local em que limpavam pertence a uma área que houve reintegração de posse em julho de 2018", explica o tenente coronel Rômulo Gonçalves.

Até a publicação desta matéria o boletim de ocorrência ainda não havia sido finalizado. A PM informou que os autores serão autuados por esbulho possessório, quando o dono de um terreno é impedido de exercer a posse do local.

Ocupação e conflito
A fazenda é palco de constantes conflitos e disputas. Em fevereiro de 2018, cerca de 120 sem terras, integrantes da Frente Nacional de Luta (FNL), participaram da invasão na Fazenda Norte América. Logo após o início da ocupação, os administradores da fazenda retiraram animais feridos, entre cavalos de raça e vacas leiteiras; eles estavam com cortes na pele e dermatites. Os animais ficaram sob os cuidados de veterinários em Montes Claros e não houve confirmação oficial da polícia se os ferimentos foram posteriores à ocupação.

No início de março, um sem-terra foi baleado e outros cinco foram agredidos na fazenda. Na época, seis funcionários da propriedade foram presos. De acordo com a polícia, um grupo chegou em um caminhão baú e desceu do veículo atirando contra os ocupantes da fazenda, que revidaram o ataque.


  • Liminar determina reintegração de posse em área onde está a sede da fazenda Norte América
  • Integrantes da FNL interditam MG-122 durante protesto em Capitão Enéas

  • As ocupações e conflitos na propriedade já ocorreram em outros momentos. Em janeiro de 2017, o movimento invadiu a propriedadesob a alegação que as terras foram adquiridas em um leilão e o valor não foi pago, e que apenas parte das terras era utilizada para a criação de cavalos de raça. Ainda segundo o movimento, a fazenda é improdutiva.
    Em abril de 2017, três integrantes do MST foram baleados na Fazenda Norte América em consequência de um conflito de terra. Na época, o MST disse que eles foram vítimas de uma emboscada e que foram recebidos a tiros ao chegarem na sede da fazenda, onde participariam de uma reunião. A dona da fazenda informou que era falsa a informação veiculada sobre atos violentos supostamente praticados pela administração do local.
    Um mês após o ocorrido, as polícias Civil e Militar apreenderam armas, munições e uma caminhonete durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na Fazenda Norte América e na Fazenda Canoas, em Montes Claros. Na ocasião, o advogado da Fazenda Norte América lamentou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no local devido ao conflito que ocorre entre a propriedade e integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST).


    Por G1 Grande Minas

    https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2019/01/29/quatro-pessoas-sao-presas-ao-tentar-invadir-fazenda-norte-america-em-capitao-eneas.ghtml

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário