quarta-feira, 8 de maio de 2013

Janaúba MG - DIA 18 DE MAIO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

DIA 18 DE MAIO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL
CONVIDO A TODOS A ESTAREM PARTICIPANDO DA VIII SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL DE JANAÚBA DO DIA 13 A 17/05 COM OS SEGUINTE TEMA: "SAÚDE MENTAL ESTIMA CUIDADO: SE NÃO NOS DEIXAREM SONHAR NÃO OS DEIXAREMOS DORMIR" 
DIA 13/05 BLITZ NOS DIVERSOS PONTOS DA CIDADE
DIA 14/05 EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS USUÁRIOS DO CAPS, CAPSi e UAi
DIA 16/05 MISSA NA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA ÁS 19H
NO DIA 17/05 O GRANDE DIA CAMINHADA PELO CENTRO DE JANAÚBA SAÍDA ÁS 8H DO CAPS DE FRENTE AO FORUM.
VENHAM TODOS PARTICIPAR POIS ESSA LUTA É DE TODOS NÓS. CONTO COM A VOSSA PARTICIPAÇÃO.
DIVULGUEM ESSA LUTA.


18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Tema da campanha deste ano é "Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir".

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, representa a reivindicação antiga de profissionais da Psicologia, familiares e militantes que defendem mudanças no modelo de atenção à saúde mental no Brasil. Este ano, o tema da campanha é “Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir”.
Para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), é necessário reafirmar os valores e princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira no que diz respeito aos ideais de ampliação da esfera pública e de transformação social que motivaram essa importante conquista da sociedade brasileira.
Infelizmente, as políticas de saúde mental no Brasil estão sendo ameaçadas por projetos de lei que prevêem o retorno de um modelo de intervenção amplamente criticado por profissionais, pesquisadores e movimentos sociais, que, além de excluir, desumaniza.
Para a conselheira federal Heloisa Massanaro, é necessário reafirmar a liberdade como direito. “O tema deste ano é muito significativo, pois reafirma o nosso sonho de liberdade e aquele que não respeitar será incomodado. É um grito de guerra, de luta e de cidadania”, destacou.
O CFP defende a Política Nacional de Saúde Mental amparada pela Lei nº 10.216 que garante o acesso aos usuários com transtornos mentais aos serviços disponíveis na rede pública de saúde mental. E se posiciona contra a decisão do governo em adotar a internação compulsória como principal dispositivo de tratamento aos usuários de álcool e outras drogas em instituições fechadas de caráter privado e religioso, como, por exemplo, as comunidades terapêuticas.
Além disso, o CFP valoriza a construção histórica dentro do SUS de experiência efetivas de cuidado através da rede pública que estão sendo negligenciadas em função de interesses privados.
Dia de luta
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP.  Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário