segunda-feira, 30 de março de 2020

Professores dos campi Pirapora e Janaúba também produzem viseiras a serem usadas nas unidades de saúde


Suportes produzidos pelo professor Felipe Cezar de Castro Antunes,  do Campus Avançado Janaúba


Somando-se às inúmeras ações que vêm sendo tomadas pelo IFNMG no sentido de colaborar com a prevenção e o combate à pandemia do Covid-19, professores dos campi Pirapora e Janaúba estão produzindo suportes e máscaras a serem usadas por profissionais de saúde pública que atuam no atendimento a pacientes que possam estar ou estejam infectados com a doença. O Campus Montes Claros também está fazendo a produção, conforme já noticiado no nosso portal.
No Campus Pirapora, o professor Paulo Evaristo e o estudante do curso de Sistemas de Informação, Jhonatan Augusto, estão produzindo a viseira completa: o suporte é produzido com filamento ABS na impressora 3D do Campus e a viseira é feita com folha de acetato transparente, um material utilizado para fazer embalagens e artesanato.
Segundo Paulo, os equipamentos têm sua confecção orientada pelas normas técnicas do Higia, um projeto desenvolvido no Brasil com acompanhamento de profissionais da área de saúde e testado em hospitais. “Os protetores faciais produzidos no campus Pirapora serão apresentados aos profissionais de saúde da cidade para validação e posterior doação para os hospitais locais e regionais”, diz o professor.
Com intuito de alavancar a confecção, que pode chegar a até 10 máscaras por dia, os desenvolvedores do projeto solicitam a doação de folhas de acetato para a produção de mais peças. Os interessados em contribuir poderão entrar em contato pelo endereço de e-mail paulo.cabral@ifnmg.edu.br ou telefone (38) 99228-7200.
Hobby que agora é solidariedade
Professor do Campus Avançado Janaúba, Felipe Cezar de Castro Antunes, possui em casa uma impressora 3D que até então usava como hobby para produzir diferentes produtos. Mas diante da epidemia do coronavírus, resolveu colocar a máquina a serviço da população: começou a produzir suportes com filamento ABS para máscaras a serem doadas ao Hospital Regional de Janaúba e ao Hospital Fundajan.
Segundo Felipe, a sua impressora é capaz de produzir até quatro suportes por dia, mas em breve será necessário mais matéria-prima para dar sequência à produção. A ação é coordenada pelo projeto Ser(tão) Solidário, que está recolhendo doações para garantir os suprimentos necessários para iniciativas solidárias com a do professor Felipe e a de outros profissionais e instituições na produção de EPIs e manutenção de equipamentos solidários.


No Campus Pirapora, o professor Paulo Evaristo e o estudante do curso de Sistemas de Informação, Jhonatan Augusto, estão produzindo a viseira completa
Três campi do IFNMG estão fazendo suportes e viseiras para o combate ao coronavírus: Campus  Avançado Janaúba, Campus Pirapora e Campus Montes Claros 
Os equipamentos têm sua confecção orientada pelas normas técnicas do Higia, um projeto desenvolvido no Brasil com acompanhamento de profissionais da área de saúde e testado em hospitais.

--
Coordenação de Comunicação/Reitoria  
Jornalistas responsáveis:
Andreia Pereira: (38) 99132 7501
Juliana Paiva: (38) 98801-4529

Nenhum comentário:

Postar um comentário