sábado, 14 de março de 2020

SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS RECEBE PLEITO PARA FINALIZAÇÃO DE OBRA DE CTI DA SANTA CASA DE MONTES CLAROS E PARTICIPA DE ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO ENTRE A INSTITUIÇÃO E O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO PARA EXPANSÃO DO SERVIÇO DE ONCOLOGIA DE TAIOBEIRAS


SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS RECEBE PLEITO PARA FINALIZAÇÃO DE OBRA DE CTI DA SANTA CASA DE MONTES CLAROS E PARTICIPA DE ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO ENTRE A INSTITUIÇÃO E O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO PARA EXPANSÃO DO SERVIÇO DE ONCOLOGIA DE TAIOBEIRAS

Visualização da imagemVisualização da imagemAna Paula Paixão

O Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, esteve na noite de ontem, 12, na Santa Casa de Montes Claros. Na oportunidade da visita, o superintendente Maurício Sérgio ressaltou a importância da Instituição para a região e pleiteou recursos para finalização da obra do CTI 3 do hospital. "Atualmente, a Santa Casa de Montes Claros, que é o maior complexo hospitalar ao norte de Minas Gerais, conta com 10 leitos de CTI Geral, 10 leitos de CTI Coronariano e 10 leitos de CTI Neonatal. São apenas 20 leitos adultos e 10 leitos infantis para uma Instituição que realiza em média 1 milhão e meio de atendimentos por ano e que é referência para uma população estimada em dois milhões de habitantes", explicou o superintendente.

Em 2018, a média de solicitação de internação no CTI Coronariano ficou em 2,44 por dia. Já em 2019, de janeiro até setembro, a média por dia passou para 3,08 solicitações. Em relação às solicitações de internação para o CTI Geral, a média/dia em 2018 foi de 3,39. E, em 2019, período de janeiro a setembro, alcançou 4,05 solicitações por dia.  "Somente nos primeiros 9 meses do ano, esses números representaram um aumento de 36 e 10%, respectivamente, em relação às solicitações de vagas em nossos CTIs", ressaltou Maurício Sérgio.

Com o novo CTI, a Santa Casa de Montes Claros passará a contar com mais 28 leitos, sendo 8 deles de retaguarda. "Foi celebrado um convênio em 2013 com o estado visando a ampliação de leitos ofertados, porém, em virtude da situação financeira, houveram atrasos nos repasses de recursos. Infelizmente, isso causou a paralisação da obra mais de uma vez. Em 2019, em virtude do prazo para a execução da obra, o convênio foi encerrado", reforçou o superintendente. Durante o encontro, o secretário Carlos Eduardo reconheceu a importância da concretização da obra para a região e ressaltou que o governo de Minas busca meios para reforçar a saúde no estado, inclusive via Ministério da Saúde, para habilitação de novos leitos de CTIs.

SERVIÇO DE ONCOLOGIA EM TAIOBEIRAS

Já na tarde de hoje, 13, o superintendente Maurício Sérgio acompanhou a visita do secretário ao município de Taiobeiras, onde foi assinado o Termo de Compromisso e Reciprocidade entre a Santa Casa de Montes Claros e o Hospital Santo Antônio para extensão do serviço de oncologia clínica na referida cidade. "A Santa Casa de Montes Claros, sendo a principal referência em oncologia para os 86 municípios de todo Norte de Minas Gerais, firma agora a parceria com o Hospital Santo Antônio e com a Prefeitura Municipal de Taiobeiras para levar para toda população do Alto do Rio Pardo, um atendimento mais digno, um atendimento mais humanizado em virtude da distância e do sacrifício de deslocamento de quase 500 km de distância que o paciente tem que percorrer, em um trajeto de ida e volta de Taiobeiras a Montes Claros", disse Maurício Sérgio.

Ainda de acordo com o superintendente, na primeira quinzena do mês de abril, será iniciado o atendimento de oncologia clínica. "Assim que o salão de quimioterapia ficar pronto, iniciamos também as sessões de quimio na cidade de Taiobeiras".  Além disso, Maurício Sérgio ressaltou que a Santa Casa de Montes Claros já solicitou a habilitação para iniciar as cirurgias oncológicas. "O hospital já se encontra preparado, uma vez que já possui cirurgiões para tal. Portanto, mais uma vez a Santa Casa se faz presente, levando qualidade, levando assistência, levando o atendimento a toda população do Norte de Minas", finalizou. 








ANA PAULA PAIXÃO
Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros
Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário