quarta-feira, 15 de abril de 2020

EM 18 EXAMES REALIZADOS EM PACIENTES DE JANAÚBA, 3 DERAM POSITIVOS PARA O CASO DO NOVO CORONAVÍRUS: 16,6%; E AINDA TEM 2 CASOS EM ANÁLISE


  • São duas mulheres e um homem, em Janaúba, que atestaram positivo para o novo coronavírus, mas, segundo o sistema de saúde, eles não têm mais sintomas da doença 
  • 15 casos suspeitos foram descartados, mas tem 99 pessoas em investigação com sintomas semelhantes ao da Covid-19 sendo monitoradas pelo sistema de saúde 
  • Sistema de saúde informa que 65% dos casos suspeitos/em investigação em Janaúba se encontram na faixa etária de 20 a 59 anos 



JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Até o final da tarde desta terça-feira, dia 14 de abril, o município de Janaúba havia catalogado 117 notificações referentes à Covid-19, sendo que 99 casos são apontados como suspeitos ou em investigação. A informação é do sistema de saúde local em relatório enviado ao site do jornalista Oliveira Júnior. Pelo menos 15 casos suspeitos foram descartados através de exame em laboratório e há a constatação de 3 casos confirmados do novo coronavírus neste município.
O terceiro caso confirmado em Janaúba trata-se de uma mulher na faixa etária de 60 ou mais anos e que havia retornada de viagem ao estado de São Paulo. Ela apresentou sintomas semelhantes ao da Covid-19 e, diante disso, houve a coleta de material biológico nela no dia 23 de março e sendo encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
O resultado do exame foi divulgado hoje e aponta que deu positivo, ou seja, a paciente esteve contaminada com o novo coronavírus. Mas, segundo o sistema de saúde, essa paciente cumpriu o período de “quarentena” e no momento não apresenta mais os sintomas da doença.
Esse é o terceiro caso confirmado da Covid-19 em Janaúba. Primeiro foi uma mulher, na faixa etária de 20 a 59 anos, que teve contato com suspeito da Covid-19 em viagem para São Paulo. A coleta do material biológico nessa mulher foi feita no dia 20 de março, mesma data em que coletou o material biológico num homem também na faixa etária de 20 a 59 anos, com histórico de viagem para a Inglaterra, mais precisamente em Londres. Os dois ficaram em “quarentena” e não têm mais sintomas do novo coronavírus, afirma o sistema de saúde.
EXAMES SÃO FEITOS EM 20 DOS 117 CASOS NOTIFICADOS DE JANAÚBA
O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que dos 117 casos notificados em Janaúba referente a paciente com sintomas semelhantes ao da Covid-19, a coleta de material biológico foi feita em 20, quer dizer, em 17% das pessoas que estão sendo monitoradas. Duas coletas de materiais para exames foram feitas hoje, dia 14.
Até o presente momento, às 19h desta terça-feira, dia 14, a Funed havia concluído o exame de 18 dos 20 materiais biológicos enviados pelo sistema de saúde local. Dos 18 exames conclusivos pelo laboratório em 3 o resultado foi positivo. Isso implica em dizer que o número de pessoas de Janaúba que foram infectadas pelo novo coronavírus representa em 16,66% da quantidade dos casos analisados em laboratório especializado sobre a Covid-19.
Diante da falta de estrutura para coletar material biológico e também das limitações em exames em laboratório, muitos casos são analisados e monitorados pelo próprio sistema de saúde em cada município, priorizando a coleta de material para exame em situação de agravamento do estado clínico do paciente.
MAIORIA DOS CASOS EM INVESTIGAÇÃO ESTÁ NA FAIXA ETÁRIA DE 20 AOS 59 ANOS
De cada três casos notificados em Janaúba com relação à pandemia da Covid-19, dois se encontram na faixa etária dos 20 aos 59 anos. No relatório do Núcleo em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde consta que das 117 notificações 76 são nessa faixa etária.
Os casos também envolvem o público infantil e os idosos. São 15 casos notificados em habitantes que tenham acima de 60 anos de idade. Essa mesma quantidade de notificação (15) concentra na faixa etária de 5 a 19 anos e há 11 casos notificados sobre o novo coronavírus em crianças menores de 4 anos, em Janaúba.
SITUAÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19 POR BAIRROS E DISTRITOS EM JANAÚBA
O Núcleo em Vigilância em Saúde informou ao site do jornalista Oliveira Júnior a distribuição dos casos notificados da pandemia da Covid-19 por bairros e distritos de Janaúba, conforme balanço atualizado até às 17h55 desta terça-feira, dia 14 de abril de 2020.
Os bairros Cerâmica e Santo Antônio são onde mais concentram casos notificados referentes ao novo coronavírus em Janaúba. Nessas duas localidades, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há 11 casos em cada bairro. No bairro Dente Grande são 9 casos. No bairro Gameleira e no residencial Dona Lindu têm 8 casos.
Ainda conforme o relatório, há 7 casos no distrito de Quem Quem e no Centro da cidade de Janaúba. Cinco casos nos bairros Saudade e Padre Eustáquio, enquanto que nos bairros São Gonçalo e Isaías Pereira, no residencial Jardim das Acácias e no distrito de Vila Nova dos Poções são 4 casos.
E 3 casos nos bairros Planalto, Nova Esperança, São Lucas, Boa Vista e Veredas. Já nos bairros Barbosa, Santa Cruz, Ribeirão do Ouro e Rio Novo são 2 casos. Em Janaúba há um caso notificado referente ao novo coronavírus nos bairros Santa Terezinha, Jacarezinho, Planalto I, Esplanada, Cohab, Monte Azul e no distrito de Barreiro da Raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário