quarta-feira, 15 de abril de 2020

Comércio é reaberto com restrições em Janaúba; Prefeito diz que a vida está acima de tudo, mas é preciso preservar empregos

Comércio voltou a funcionar nesta quarta-feira — Foto: Victor Carvalho/ Arquivo pessoal
Comércio voltou a funcionar nesta quarta-feira — Foto: Victor Carvalho/ Arquivo pessoal

Os comerciantes de Janaúba, no Norte de Minas, reabriram as lojas nesta quarta-feira (15) com restrições. As atividades estavam suspensas desde o dia 21 de março como medida de prevenção ao coronavírus. O município está com três casos confirmados O município está com três casos confirmados e 95 em investigação.

Comércio voltou a funcionar nesta quarta-feira (15) de 8h às 14h; decreto determina que todos os moradores usem máscaras ao saírem nas ruas. Três casos de coronavírus foram confirmados.




O Prefeito Carlos Isaildon Gomes usou as redes sociais para agradecer os moradores que contribuíram com o isolamento social e destacou a importância de flexibilizar o funcionamento do comércio.
.

“Nesse período foi possível organizar o sistema de saúde, treinar a equipe, organizar o hospital e com isso podemos fortalecer uma parceria com a Associação Comercial e atender uma justa reivindicação. Sabendo que a vida está acima de tudo, mas nós precisamos também ter ações que preservem o empresariado, as finanças e os empregos”.

A postagem foi na segunda-feira (13), mesma data da publicação do decreto que flexibilizou o funcionamento. O decreto prevê que os comércios fiquem abertos de 8h às 14h. As feiras livres também podem funcionar com vendas de alimentos e de hortifrutigranjeiros. Todos os estabelecimentos devem seguir medidas de prevenção.

A Prefeitura publicou um outro decreto determinando que os moradores usem máscaras caseiras ao saírem nas ruas. Os funcionários dos estabelecimentos comerciais também devem usar máscaras e estão proibidos de atender clientes que estejam sem a proteção.

Segundo o município, o estabelecimento que descumprir será orientado para se adequar em 24h. Posteriormente, poderá ser multado ou ter o alvará de funcionamento suspenso.


Casos

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo município, foram notificados 113 casos, 15 foram descartados, 95 estão sendo investigados e três foram confirmados. Os três pacientes que testaram positivos já cumpriram o isolamento e estão curados.
Uma criança, de 3 anos, está internada no Hospital Fundajan com suspeita da doença desde a última segunda-feira (13). A informação foi confirmada pela assessoria da Unidade nesta quarta-feira (15).
Segundo o hospital, ela recebeu o primeiro atendimento no Hospital Regional e foi diagnosticada com broncopneumonia. Entretanto, a mãe relatou que a criança teve contato com um familiar que chegou de São Paulo apresentando sintomas gripais.
“Diante dessa suspeita a criança já foi internada no Hospital Fundajan obedecendo o protocolo elaborado para COVID-19 e colocado em leito de isolamento. Ela já apresenta melhora clínica, hidratada, corada, acianótica, anictérica, com eliminações fisiológicas e aceitação ainda irregular das dietas. Teve também melhoras de sua respiração e está hemodinâmicamente estável”, diz a nota enviada pelo Hospital Fundajan.
Foi feita coleta de material para exame e a Vigilância Epidemiológica do município foi notificada.

Por Marina Pereira, G1 Grande Minas




Nenhum comentário:

Postar um comentário