quinta-feira, 16 de abril de 2020

JANAÚBA PASSA A TER CASO GRAVE SUSPEITO DA COVID-19; PACIENTE COM SÍNDROME GRIPAL TEVE EVOLUÇÃO DE PIORA NO ESTADO CLÍNICO


  • Ele estava finalizando a “quarentena” como caso leve, mas ontem, dia 15, o seu estado clínico piorou, foi internado e se encontra em tratamento isolado no Hospital Regional 
  • Houve a coleta de material para análise e será encaminhado hoje, dia 16, para o exame na Funed, em Belo Horizonte 
  • Núcleo de Vigilância em Saúde ressalta que os casos notificados estão sendo monitorados e houve diminuição no surgimento de novos casos 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um homem de 62 anos foi internado no Hospital Regional de Janaúba na noite de ontem, quarta-feira, dia 15 de abril, diante da alteração do seu quadro clínico decorrente de uma síndrome gripal. Ele procurou a unidade hospitalar devido à anormalidade justamente no momento que estaria finalizando a “quarentena” estabelecida após ter sido considerado como caso leve com suspeita da Covid-19.
A informação é do Núcleo de Vigilância em Saúde na manhã desta quinta-feira, dia 16, ao confirmar a situação do paciente que no dia 4 deste mês esteve numa unidade de saúde ocasião em que apresentava a síndrome gripal. Ele passou a ser monitorado pelo sistema de saúde e ficou em recolhimento domiciliar.
No entanto, na noite dessa quarta-feira o quadro clínico do homem de 62 anos evoluiu para piora. Houve o procedimento com relação ao protocolo. O paciente foi internado e se encontra isolado recebendo a atenção de equipe preparada para esse tipo de caso. De acordo com o Núcleo de Vigilância, a situação atual desse paciente é de Síndrome Aguda Respiratória Grave e passa a ser o primeiro caso grave suspeito da Covid-19, novo coronavírus em Janaúba.
O sistema de saúde providenciou a coleta de material para a análise devendo ser encaminhado para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, ainda nesta quinta-feira, dia 16, para exame se o estado clínico do paciente tem alguma relação com a Covid-19.
Ainda na manhã desta quinta-feira o Núcleo de Vigilância em Saúde apresentou um balanço dos casos notificados com relação á Covid-19 no município de Janaúba. O órgão citou que desde o dia 11 de março, quando houve a primeira notificação de caso suspeito do novo coronavírus, o sistema de saúde tem intensificado as ações preventivas e monitorado os pacientes, mesmos àqueles que, diante da análise do sistema, não tem sido necessária a coleta de material biológico para exame laboratorial. Segundo o Núcleo de Vigilância em Saúde, nesta semana houve uma diminuição no surgimento de novos casos notificados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário