segunda-feira, 9 de junho de 2014

Inscrições para as 115 mil bolsas do Prouni começam nesta segunda-feira Para concorrer, é preciso ter feito o Enem 2013 e estudado na rede pública. Prazo vai até as 23h59 desta quarta-feira (11).

Sistema do Prouni já está aberto aos estudantes interessados (Foto: Reprodução)


As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (9) e vão até as 23h59 desta quarta (11), pelo site do programa. São oferecidas 115.101 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior que podem ser consultadas no site do Prouni.
O número de bolsas é 28% maior que o da edição do segundo semestre de 2013, quando 90.045 bolsas foram colocadas à disposição. Do total deste ano, 73.601 são integrais e 41.500, parciais.
A primeira chamada do Prouni será divulgada no dia 15 de junho, e os candidatos aprovados terão entre os dias 16 e 24 de junho para entregar, na própria instituição de ensino, os documentos que comprovem a renda familiar, para efetuar a matrícula.
A segunda chamada pelo sistema será divulgada em 4 de julho, e a matrícula deverá ser feita entre os dias 4 e 11 de julho.
Como participar
Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e ter concluído o ensino médio integral ou parcialmente na rede pública, ou integral ou parcialmente na rede privada, desde que tenha recebido bolsa de estudo integral. A participação é vedada a quem já tem um diploma de curso superior.

Também se encaixam nos requisitos do Prouni os estudantes com deficiência e os professores da rede pública que atuam na educação básica.
O Prouni tem duas modalidades de bolsa: a integral é indicada a estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já alunos com renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos podem concorrer a bolsas parciais.
Mais bolsas para administração
O curso com maior oferta de bolsa pelo Prouni é o de administração (13.168), seguido por direito (7.887) e pedagogia (7.725). O curso de engenharia civil, considerado estratégico pelo governo federal, está em sexto lugar, com 3.651 bolsas.

No total, considerando todos os cursos de engenharia, foram oferecidas 12.362 bolsas, um crescimento, segundo o Ministério da Educação (MEC), de 93% em relação ao ano passado, quando foram colocadas à disposição 6.401 bolsas. De acordo com o ministro Henrique Paim, esse aumento está de acordo com uma maior quantidade de oportunidades de emprego nessa área, em comparação com outros setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário