Cidade vai ganhar 16 câmeras de monitoramento que auxiliaram a polícia no combate à criminalidade
O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, garantiu ao deputado estadual Luiz Henrique e ao prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, a instalação de 16 câmeras de segurança do Projeto Olho Vivo no município. A reivindicação que agora se torna realidade para os janaubenses partiu do chefe do executivo gorutubano, que buscou apoio para o projeto junto ao governo estadual por meio do deputado, Luiz Henrique. Agora, as câmeras de monitoramento Olho Vivo já estão sendo instaladas em diferentes pontos da região central de Janaúba, por uma empresa especialista em segurança pública e orientação do 51º Batalhão de Polícia Militar de Janaúba.
Esta é uma reivindicação antiga do município e do deputado, que, preocupado com a segurança pública de Janaúba, já se reuniu várias vezes com o secretário de Defesa Social e com representantes da área de segurança em busca de soluções para combater a violência na cidade e na região.
“Desde quando recebi uma comitiva de Janaúba composta por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Polícias Militar e Civil, Consórcio União Serra Geral, da Justiça e do Ministério Público, Conselho Maçônico de Segurança Pública, Consep, Acijan, Apae, OAB, Rotary, Lions, dentre outros, preocupada com o aumento da criminalidade envolvendo crianças e adolescentes no município e na Serra Geral, decidi que a segurança pública de Janaúba seria uma bandeira defendida por mim e o prefeito janaubense, Yuji Yamada até o fim”, lembra Luiz Henrique.
O videomonitoramento do Olho Vivo será uma ferramenta importante para a prevenção e repressão da criminalidade, e certamente, outras ações serão implementadas, em breve, visando reduzir os índices de violência que vêm sendo registrados em Janaúba.
O prefeito Yuji Yamada comemorou este passo importante no enfrentamento das questões de segurança em Janaúba: “Sei que enfrentar a violência não é tarefa fácil, mas estamos agindo com muita persistência. A chegada dessas câmeras e de outros anúncios feitos pelo Governo do Estado nos dão uma perspectiva de dar uma resposta ao cidadão de bem que vem sofrendo com a violência”, afirma.
Os recursos para a aquisição das câmeras serão investidos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Defesa Social, e a prefeitura municipal vai ajudar no custeio, disponibilizando funcionários e apoiando a gestão financeira do projeto, que fica sob a responsabilidade da Polícia Militar.
O Projeto Olho Vivo consiste no videomonitoramento de imagens geradas por câmeras estrategicamente distribuídas em regiões com altos registros de ocorrências de criminalidade, que reduzem de 30% a 40% os roubos nas áreas onde é instalado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário