quarta-feira, 24 de junho de 2020

Janaúba é cidade do Norte de Minas com maior incidência da COVID-19 - Município já supera Montes Claros, que tem população muito maior, em número de mortes

Vista aérea da cidade de Janaúba, que fica no Norte de Minas(foto: Ricardo Alves/Divulgação)

Janaúba tornou-se a cidade do Norte de Minas com maior incidência da Covid-19 em termos proporcionais. De acordo com boletim da Secretaria  de Saúde do Município, nesta segunda-feira (22) , Janaúba (71.648 habitantes) alcançou 184  casos, apenas quatro registros a menos do que os 188 pacientes registrados em  Montes Claros, cidade-polo da região, cuja população (409.341) é quase  cincos vezes maior. 

Mas, em número de óbitos  confirmados pela doença (cinco), Janaúba já supera Montes Claros, que tem três mortes confirmadas. Por outro lado, Janaúba apresenta um índice elevado de recuperação  da COVID-19 (82,6%), com o total de 152 pessoas curadas. O índice de recuperados em  Montes Claros é 55,85% (105 entre os 188 que testaram positivo para o coronavírus).
Janaúba tem um caso da COVID-19 para 389,39 habitantes, enquanto a relação de contágio da doença em Montes Claros é de um caso para 2.177, 3 habitantes.
Questionada sobre qual seria a explicação pela cidade ter maior incidência da COVID-19 em termos proporcionais no Norte do estado, a Prefeitura de Janaúba informou que a situação é decorrente do aumento do número de funcionários de empreiteiras do ‘”Consórcio Linhão”. A empresa atua na instalação de uma rede de transmissão de energia renovável (solar voltaica e eólica). 
A Prefeitura não informou quantos trabalhadores das empresas testaram positivo para o coronavírus. No entanto, destacou que eles estão “assintomáticos”.BocaiúvaEm Bocaiúva, também no Norte de Minas, 13 trabalhadores do mesmo consórcio foram contaminados.PiraporaAinda  no Norte do estado, ocorreu o contágio da COVID-19 em 13 trabalhadores de uma empresa de Pirapora – cujo nome não foi divulgado, mas que também seria uma prestadora de serviços na área de energia.JanaúbaA Prefeitura de Janaúba informou no início da noite desta segunda-feira que, embora tenha 184 confirmados, o município conta com somente três pacientes internados por causa do coronavírus, sendo um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em leitos clínicos. 
A Prefeitura informou ainda que adota uma série de medidas para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. O município prepara a instalação de  mais 15 leitos de UTI no Hospital Regional de Janaúba, que “serão exclusivos” para o atendimento dos casos graves de coronavírus. Está sendo aguardada a chegada de respiradores e monitores a  serem enviados pelo governo estadual.
Entre as medidas preventivas adotadas também está a implantação de barreiras sanitárias nos pontos de entrada do município. As barreiras sanitárias em Janaúba foram criadas desde o início da pandemia no Brasil, na segunda quinzena de março.



Nenhum comentário:

Postar um comentário