sexta-feira, 26 de julho de 2013

BOLSA-VERDE Governo de Minas destina mais verba para incentivar produtor rural na preservação do semiárido, diz Humberto Souto

### Desembolsos do Bolsa-Verde neste ano superam em seis vezes valor liberado em 2012
O deputado federal Humberto Souto(PPS) sugeriu ao governador Antonio Anastasia a utilização do programa do governo estadual Bolsa Verde como instrumento de apoio aos produtores rurais da área mineira da Sudene castigados pela seca prolongada que destruiu lavouras e pastagens, além de dizimar parte do rebanhos no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Segundo o deputado, a bolsa é remuneração aos produtores que promovem a conservação e recuperação da cobertura vegetal nativa em Minas Gerais.
Em resposta ao seu pedido celeridade no pagamento das parcelas do programa, Humberto Souto informa que recebeu ofício do secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, dando conta que o governo autorizou despesas superiores a R$ 7,6 milhões do programa Bolsa Verde. De acordo com o secretário, o valor supra em seis vezes o total do dispêndio do programa e durante o ano de 2012, quando foram liberados R$ 1,2 milhão.
A Bolsa Verde foi criada em 2008 e regulamentada pelo governador Antonio Anastasia no ano seguinte. É um incentivo financeiro a proprietários e posseiros rurais que identificam, recuperam, preservam e conservam áreas necessárias à proteção das formações ciliares e à recarga de aquíferos; e áreas necessárias à proteção da biodiversidade e ecossistemas especialmente sensíveis. “Toda forma de fortalecer o meio ambiente e ajudar o produtor rural a preservá-lo deve merecer atenção especial”, conclui o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário