quarta-feira, 24 de julho de 2013

JANAÚBA CORRE O RISCO DE PERDER UM DOS SEUS MAIORES PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS: A FERROVIA;

Ato pode definir que Janaúba está perdendo o “Trem da História”

A ferrovia é um patrimônio histórico de Janaúba, pois ela é o marco da emancipação e do desenvolvimento desta cidade. Todos os dias o trem cargueiro num sincronizo de vai e vem corta a área urbana da cidade gorutubana. Uma pena que o trem de passageiro deixou de circular há quase 17 anos.
JANAÚBA – No dia 27 de dezembro próximo o município de Janaúba completará 65 anos de emancipação político administrativa. No contexto trabalhista, esta localidade atingirá a idade que lhe proporciona a aposentadoria. Mas, nada de parar. Constata que a sexagenária Janaúba carece de muito progresso e também da preservação da sua história. Aliás, a cidade de Janaúba, surgida à margem de dois importantes patrimônios, a ferrovia e o rio Gorutuba, ainda não possui definitivamente a sua história narrada, escrita e exposta para os cidadãos se aventurarem no que aconteceu por aqui.
Com amplo destaque econômico na pecuária (criação de gado) e na agricultura (principalmente na fruticultura), Janaúba corre o risco de perder um dos alicerces que a fez “nascer” e se tornar o segundo município do Norte de Minas, dentre quase uma centena de localidade, em vários aspectos. O governo federal já deu sinal de que a ferrovia que corta a cidade e o município de Janaúba poderá ser extinta. Isso mesmo há planejamento bem avançado para a retirada dos trilhos e, obviamente, do “trem” que há quase 70 anos passa por aqui diariamente.
Apurou que a locomotiva com vagões pode estar se despedindo do solo desta comunidade que muito valorizou o transporte ferroviário. Falar de Janaúba sem falar do trem, ou falar da ferrovia sem lembrar-se de Janaúba é uma tremenda de amnésia. Os saudosistas e os adeptos do transporte ferroviário definem que acabar com o laço umbilical entre os gorutubanos e janaubenses com a ferrovia seja semelhante a tomar o pirulito da boca de uma criança. Uma covardia.
Janaúba e outras comunidades que são “cortadas” pela ferrovia na região da Serra Geral de Minas já foram castigadas pela desativação em setembro de 1996 do transporte ferroviário de passageiros. De lá para cá o Norte de Minas não mais vivencia o Trem do Sertão passar pelos horizontes entre Montes Claros e Monte Azul com o embarque e desembarque de passageiros nas estações, principalmente em Capitão Enéas (antiga Burarama), Quem Quem (distrito de Janaúba), Janaúba, Tocandira (distrito de Porteirinha), Pai Pedro, Catuti e Monte Azul. O ato governamental em acabar com o trem de passageiro foi, literalmente, uma punhalada nos norte-mineiros.
A ferrovia foi implantada em Janaúba nos anos 40. Quando Janaúba se tornou cidade o trem já passava no vai e vem nesse lugarejo que antes tinha o nome de Gameleira. Retirar os trilhos da ferrovia da cidade de Janaúba será um lastimável ato de sepultamento de toda a história de Janaúba. Nesse caso, a ata finalizaria com o seguinte termo: “perdendo o Trem da História”. 

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