sábado, 27 de julho de 2013

MORRE O EMPRESÁRIO DEBA´S, QUE INVESTIU EM JANAÚBA COM ETIQUETA E ALEGRIA

Hadervaldo Rodrigues de Abreu, o Deba´s.
JANAÚBA – Os jovens possivelmente não imaginam, mas quem se encontra na faixa etária dos 35 anos em diante com certeza lembrará e até se sentir privilegiado em ter usado uma peça de roupa na qual trazia uma inimitável marca: Deba´s Boutique ou simplesmente Deba´s no formato de etiqueta afixada no bolso traseiro lado direito das calças. Essa foi, por muito tempo, a assinatura de Hadervaldo Rodrigues de Abreu nas roupas produzidas em seu empreendimento implantado em Janaúba.
Hadervaldo levou para a pequena fábrica a denominação do seu apelido, Deba´s. Ele foi o alfaiate mais requisitado por muito tempo nos anos 80 em Janaúba. A produção de roupas foi cessada por Deba´s, mas ele continuou investindo em Janaúba e sempre expondo a etiqueta Deba´s. No entanto, a cidade de Janaúba amanheceu neste sábado, dia 27 de julho, definitivamente sem a marca Deba´s. O empresário Hadervaldo Rodrigues de Abreu não resistiu à luta que tinha travado para sobreviver. Hadervaldo, o janaubense Deba´s faleceu neste sábado.
O jeito de costurar, principalmente calças para o sexo masculino, foi um dom hereditário que Hadervaldo ou Deba´s adquiriu e deu sequência. A família dele dominou e ainda se faz presente nesse ramo de atividade. Dé Alfaiate, que nas horas vagas pega a sanfona e alegra o ambiente; os sobrinhos Gildásio Damasceno, da Gil Modas, e o saudoso Cláudio Damasceno, o Bebé, também criou a etiqueta Bebé e, a exemplo de Deba`s, afixava nas roupas confeccionadas.

Foto Álbum de família


Sítio do Deba´s, o canto do descanso, da alegria e da vida.
Depois do ramo de confecções, Hadervaldo ou Deba´s decidiu investir no descanso e, ao mesmo tempo, no lazer e entretenimento para a comunidade. Num terreno às margens do lago da barragem Bico da Pedra, em Janaúba, Deba´s construiu um sítio. É um recanto bem diferente da roça. Ele levou o desejo de descanso e alegria para o entorno da represa. Fez do empreendimento a maneira de integrar a comunidade e cedia o local para a realização de eventos, principalmente no período de férias e no carnaval. Logo o ambiente ganhou um sugestivo nome, aliás, incorporou à potente marca Deba´s e, sendo assim, a nova “roça” na margem da barragem passou a ser denominado de Sítio do Deba´s. A ideia de Hadervaldo se proliferou por outros cantos das margens da represa. E Deba´s não parou. Sempre que podia, lá estava ele no inesquecível recanto que oferece boas e imaginárias paisagens. Ora ele pisava em solo da referida “roça”, ora se aventurava na embarcação no lago da barragem. E essa embarcação também servia de locomoção para os hóspedes que ocupavam o Sítio do Deba´s. Um detalhe: o próprio Deba´s se prontificava a ser o guia dos hóspedes no passeio pelo lago e em visita à empreendimentos vizinhos.
Hadervaldo ou Deba´s se despediu de nós. Mas, ele nos deixa o legado de missão cumprida. Constituiu família, criou os filhos, inclusive no mês passado esteve na cerimônia de formatura de um deles que concluiu a graduação em faculdade. Deba´s nos proporcionou que com dedicação e competência podemos formular uma vida marcante com etiqueta, alegria e concretizando o pensamento. Vá com Deus amigo Deba´s, a nossa Janaúba se orgulha do seu potencial e guardará com carinho os seus investimentos, Deba´s Boutique e o Sítio do Deba´s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário