Criado por Revisões wikiHow
Quer relaxar ao trabalhar em seu computador, pensar melhor e terminar seu trabalho mais rápido? Leve em consideração as atividades que exigem que você fique muito mais tempo sentado (como assistir a TV), mais resistência (como dirigir caminhões) e desempenho máximo sustentado (como dirigir um carro de corrida). Não fique caído em cima do seu trabalho – recline-se e olhe para cima a ele! A menos que seu trabalho exija, não há nenhuma necessidade ficar olhando atento como recepcionista (uma atividade com interrupção e estresse). Em vez disso, foque em montar um ambiente de trabalho centralizado no computador que ajuda você a trabalhar confortavelmente.
Passos
- 1Adote uma postura neutra.[1] Posicione o seu corpo em sua geometria natural descontraída. Infelizmente, uma vez que ela é a posição fetal, você terá que fazer algumas alterações para conseguir trabalhar. Sente-se de forma a deixar seus braços livres para trabalhar. Já que fazer isso coloca peso sobre as suas costas, fique reto para que o peso não suportado pela parte de trás da cadeira seja transferido ordenadamente para a espinha sem causar tensão nos músculos das costas e nos tecidos conjuntivos. E equilibre seus braços e pernas para que eles não puxem as costas ou coloquem pressão nas extremidades mais delicadas. Isto irá te deixar focar totalmente no trabalho.
- Use o que você tem. Talvez você não tenha certo tipo de equipamento, seu equipamento pode não ter um ajuste específico ou um ajuste específico pode ser incompatível com o seu trabalho (talvez você seja uma recepcionista que precisar sentar reta). Siga todos esses passos e aproxime-se ao máximo das sugestões descritas aqui. Ajustes em uma parte da sua configuração frequentemente podem atenuar ajustes deficientes em outras. Depois pense em onde o dinheiro poderia ser bem gasto em equipamento adicional para corrigir os problemas restantes.
- 2Selecione uma cadeira. Procure por:
- Superfície:
- Vinil[2] ou um plástico liso parecido requerem pouco cuidado. ("Couro reconstituído" é essencialmente vinil e não couro: não pague a mais por isso.)
- Couro[3] é elegante e também tende a ficar limpo. Couro "napa" é o melhor; "top-grain" é mediano; "crute" é mais barato, mas ainda pode servir.
- Pano é aderente, respirável para evitar a acumulação de suor e pode ficar limpo por mais tempo se for tratado com protetor de pano, como o Scotchgard[4] pelo fabricante ou após a compra, de preferência enquanto estiver novo para proteger o tecido mais limpo quanto possível e não vedar alguma sujeira.
- Se você for comprar usado, é melhor preferir uma superfície impermeável como vinil, couro brilhante em boas condições ou madeira ou plástico duro (para o qual você precisará de um ajuste exato), porque pode facilmente ser limpo como novo. Materiais naturais, muitas vezes, exigem uma limpeza mais cuidadosa do que os sintéticos.
- Apoio: Mesh é uma superfície e um suporte. Ela permite que o ar circule para esfriar. Mas como cada parte é suportada apenas por partes adjacentes, tende a perder a firmeza como uma rede ou colchão de água, e fica subindo em direção a suportes de borda relativamente imóveis. Ajustes dentro do meio de grandes áreas acolchoadas, tais como para a parte de baixo do encosto, e design inteligente das bordas com que o corpo vai entrar em contato, como uma frente de assento mais alta ou acolchoada com espuma, pode ajudar. A espuma dá um suporte melhor, levantando cada pequena área discretamente por baixo, como um colchão. Evite espuma fina, macia-quando-nova (ou, no caso de móveis usados, espuma com pontos amaciados ou compactados): ela irá afundar rapidamente nas áreas mais pesadas.
- Estilo: A cadeira deve apoiar as costas e os ombros. Este estilo é frequentemente conhecido como a cadeira de "gerente". Seu pescoço deve ficar reto para que sua cabeça fique equilibrada e sem precisar do encosto para cabeça característico de uma cadeira "executiva". Embora uma cadeira executiva possa funcionar, certifique-se de verificar se ela tem toda a gama de ajustes. Algumas são mais pomposas do que práticas.
- Cabimento: Há muitos tipos diferentes de cadeiras cuidadosamente projetadas de muitas maneiras diferentes. A maioria deles provavelmente cabia muito bem em alguém antes do fabricante decidir fazer muitas, muitas cópias. As mais caras, muitas vezes, se ajustam mais para atender mais pessoas em mais posições. Geralmente, é melhor experimentar e comprar uma cadeira em pessoa para certificar-se de que você cabe nela corretamente e vale a pena pagar uma quantia razoável para ter a possibilidade de experimentá-la e de ouvir a explicação do vendedor. Sente em uma mesa como se fosse escrever, não fique apenas relaxando ou com as costas curvadas atentamente para frente. Procure por uma que se encaixa bem com cada um dos seus principais ajustes em algum ajuste mediano, não no máximo: você pode decidir que gostaria que sua cadeira um pouco diferente mais tarde.
- Uma cadeira de madeira altamente ajustável à moda antiga parece ótima, mas verifique se os contornos se encaixam perfeitamente e se os apoios de braço (que normalmente não são ajustáveis) estão a uma altura adequada e não irão interferir com a colocação do teclado. Se eles forem adequados, eles irão apoiá-lo tão bem quanto uma cadeira de espuma. Seu corpo vai se acostumar a essa forma. Entretanto, estas cadeiras não costumam ter apoio para a parte superior das costas.
- Você pode até mesmo fazer uma cadeira de mesa com um assento de carro.
- 3Ajuste a cadeira. Você pode precisar ajustar algumas configurações, quando as outras estiverem corretas.
- Ajuste a inclinação traseira. Quanto mais você reclinar, mais o peso de seu tronco repousará sobre o encosto da cadeira e ele pressionará menos a sua coluna vertebral. Tente de 20 a 30 graus para trás.[5] Esta inclinação substancial também irá puxá-lo suavemente de volta para a posição reclinada com melhor apoio ao invés de deixar de que você se incline para a frente com os ombros caídos após você se inclinar para a frente quando estiver/para mostrar que está interessado em algo.[6]
- Trave o encosto no lugar e na inclinação adequada.
- Se o encosto não puder ser travado, verifique se você pode definir a inclinação máxima e reduzir a tensão, para que ela vá para a posição correta prontamente.
- Se a inclinação não puder ser ajustada (em algumas cadeiras, ela pode travar em cada ponto de uma posição, sendo que nenhum dos dois é desejável), ajuste a tensão de inclinação para que a cadeira tenda a se equilibrar no ângulo adequado quando você relaxar nela.
- Reclinar mais iria reduzir o estresse nas costas ainda mais, mas exigiria um posicionamento e ângulos estranhos para o monitor, teclado e outros equipamentos de escritório.
- Ajuste a inclinação do assento. O assento deve ficar inclinado para trás um pouco, para que seus quadris não fiquem estendidos inadequadamente, e a força do ângulo para baixo das suas costas não deve fazer você escorregar para fora do assento. Algumas cadeiras inclinam o encosto e o assento junto; outras inclinam o assento com o encosto, mas não tanto, através de um mecanismo mais complicado, muitas vezes chamado de "inclinação sincronizada". Algumas podem permitir inclinar o assento separadamente. Veja o que você prefere.
- Ajustar a altura do encosto. O encosto das cadeiras frequentemente tem uma parte sobressalente sob o meio e uma parte mais côncava para os ombros. Ajuste o encosto (ou, em algumas cadeiras, diferentes partes do encosto) para colocar essas partes nos lugares certos.
- Ajuste a extensão do assento. Assentos de cadeira, muitas vezes, têm uma parte mais côncava sob a coxa superior e uma parte mais gorda sob a coxa inferior. Deslize o assento para frente, para que as coxas inferiores fiquem bem apoiadas, mas não tão longe para frente para que haja pressão no interior dos joelhos ou nos tendões associados. O cóccix deve ficar encostado no encosto da cadeira.
- 4Ajuste seus pés. Os pés devem ficar apoiados em um ângulo neutro (estendidos um pouco) e a uma altura que permita que as pernas balancem e levantem os joelhos e elas mesmas, e não puxem os joelhos permitindo que os quadris fiquem torcidos para frente e também não apoie a parte inferior das costas. Deve haver uma quantidade moderada de pressão na parte inferior das coxas.
- A melhor opção é um apoio para os pés angulado. Alguns são ajustáveis.
- Não use sapatos de salto alto. Se quiser usar, coloque as pontas dos pés em algo para que eles fiquem em um ângulo confortável.
- 5Ajuste os braços. Os apoios de braço devem ficar perto do corpo, para que os braços não fiquem deslizando para longe e não apoiem os ombros. Os apoios de braço devem ficar a uma altura só um pouco menor do que a que os braços iriam balançar naturalmente por conta própria, para não permitir que os braços puxem os ombros ou empurrem eles para cima. A parte larga dos músculos do antebraço, a superfície exterior central dos ossos do antebraço, ou ambas, devem descansar sobre os apoios dos braços. Os antebraços devem estar equilibrados de forma que os pulsos se estendam em linha reta na frente deles (como visto da superfície de trás da mão) a mais ou menos 2,5 cm do teclado, apoiado suavemente pela ondulação natural descontraída nos dedos das mãos que estão descansando nas teclas, ao invés de digitando, em um determinado momento. Isto irá equilibrar seus braços para que não haja nenhum peso continuamente para ser apoiado pelos pulsos, exceto uma pequena quantidade apoiada pelos dedos em suas posições naturalmente curvas ou pendurado continuamente dos ombros. Permita que a parte superior dos antebraços repouse contra o encosto, plana em relação ao torso (mas fique um pouco livre para que todos os músculos do braço possam se mover livremente). Os cotovelos também podem descansar sobre os apoios de braço, mas a maior parte do peso deve ficar na parte gorda do antebraço.
- Apoios de braço amplos, convexos e acolchoados são os melhores.
- Os apoios dos braços e seus suportes não devem se estender para a frente, para que eles não interfiram com o suporte móvel do teclado. Os apoios de que braços que se estendem normalmente para a frente em algumas cadeiras podem ser invertidos lado a lado para se estender para trás. A parte que se estende para trás é ignorada, e a parte que se estende para a frente é apenas longa o suficiente para você poder repousar os músculos do antebraço nela. O apoio do braço não-dominante pode precisar ser um pouco mais alto, porque o músculo que ficará repousando nele pode não ser tão grande.
- A distância entre os apoios de braço e o corpo muitas vezes não é ajustável. Evite uma cadeira que é muito grande, a menos que você também seja.
- Os pulsos não devem ficar apoiados diretamente, apenas pela vantagem de um antebraço bem equilibrado e fracamente pelos dedos relaxados e digitando. Eles têm muitos tendões em toda a superfície interior que controla a mão e o punho com músculos no braço.[7] Eles tendem a balançar para fora, com o uso, e são muito mais sensíveis à pressão tangencial do que os músculos do braço. Almofadas de pulso podem, na verdade, causar dor.
- Também não apoie as palmas das mãos diretamente. Sem um apoio com formato incomum, isso exigiria a flexão do pulso, estressando os tendões que passam por ele e torcendo-os. Isto faz com que o controle dos dedos seja estranho e torna mais difícil apertar as teclas mais longe balançando levemente o antebraço. Isso também requer mais força para apertar uma tecla com os dedos mais fracos do que dos pulsos, mãos e braços, que são mais fortes.
- Você não precisa de um apoio de cabeça. A cabeça e o pescoço devem ficar perfeitamente verticais, para que eles coloquem todo seu peso ordenadamente nos ossos, exigindo apenas movimentos pequenos e fracos dos músculos para manter a posição.
- 6Escolha um teclado. Um estilo ergonômico, curvado para fora e, de preferência, alto no centro, é o melhor, mas leva um tempo para se acostumar. Ele mantém os pulsos retos e em seu estado relaxado de rotação quando os cotovelos estão nos lados do usuário ou só um pouco para a frente, para que os ombros estejam apoiados e os braços fiquem virados para dentro em direção ao centro do teclado.
- As teclas devem parecer rápidas quando pressionadas. Não aperte elas com força até o fim; o choque é muito desgaste para o corpo. Se você não consegue parar de fazer isso, compre um teclado com as teclas apoiadas por mola, como um IBM modelo M[8], que pode ser apertado com mais força. No entanto, eles são muito barulhentos.
- A menos que você passe muito tempo digitando números, procure um que não tenha um teclado numérico, para que o mouse possa ficar mais perto do teclado. Se não conseguir encontrar o estilo de teclado que você gosta sem um teclado numérico, tente cortar o teclado numérico.
- Você pode gostar de experimentar um teclado como o Natural Elite da Microsoft. Mouses e teclados da Microsoft funcionam bem com a maioria dos sistemas operacionais e programas, incluindo softwares gratuitos.
- 7Ajuste o teclado. Tente deixá-lo plano (retraia quaisquer suportes traseiros). Posicione-o para que as teclas principais fiquem diretamente na sua frente. Elas devem estar perto de seu corpo e baixo o bastante para que os antebraços fiquem em linha reta. Seus pulsos devem ficar em linha reta e os dedos curvados suavemente para baixo sobre as teclas. Isso provavelmente vai exigir um apoio de teclado.
- Lembre-se de não descansar os pulsos sobre/na frente do teclado, mesmo que exista uma área estendida lá.
- 8Selecione um mouse. Se você digita na maior parte, o mouse não é muito importante. Idealmente, deve ser um mouse óptico, que funciona mais consistentemente do que um mouse com bola, e em um mousepad de neoprene revestido com tecido para ter um movimento suave. Se você é canhoto, compre um mouse para canhotos ou simétrico. Alguns usuários gostam de trackballs, que exigem menos movimento do pulso, mas são menos precisos e, como a sensibilidade não pode ser aumentada muito, são mais lentos. Um mouse com botões discretos da parte traseira gorda sobre a qual a parte da frente da palma da mão apenas repousa (ou seja, a maioria dos mouses, exceto por alguns da Apple) permite que a mão e o braço fiquem relaxados.
- Um mouse com fio é mais leve e mais fácil de mover do que um sem fio. O fio também irá impedi-lo de cair de uma superfície pequena, como um apoio de teclado e ficar perdido. Prenda o cabo livremente a algo perto do mouse, deixando uma folga, para que o peso da maior parte do fio não tem nenhum efeito sobre o movimento do mouse.
- Evite pressionamentos mais complicados das teclas usando um mouse que tenha toda a gama de botões comuns, incluindo pelo menos um botão esquerdo, um botão direito e uma roda de rolagem que pode ser clicada. Cinco botões é o máximo que é comumente usado. Uma roda de rolagem que clica enquanto rola é menos suave, mas mais precisa e muito melhor para jogos, em que cada clique executa um ato discreto, como fazer uma nova seleção.
- Alguns trackballs e touchpads são integrado nos teclados. O melhor lugar para estes dispositivos geralmente é um local no teclado facilmente alcançável a partir da posição de digitação "em casa", como por exemplo, o plástico da flange "descanso de pulso" (use os polegares).
- 9Ajuste o mouse. Ele deve ficar perto do teclado para reduzir o movimento do braço e a necessidade de estender o braço para uma posição não ideal.
- Se você é canhoto, considere trocar a função dos botões esquerdo e direito no sistema operacional.
- Aumente a sensibilidade do mouse, de preferência com aceleração, para reduzir a distância total que você precisa mover o mouse. Movimentos suaves com o pulso e até com os dedos deve ser tudo que é necessário.
- 10Escolha outros dispositivos de entrada, conforme necessário. Tente mantê-los perto e no mesmo nível do teclado.
- 11Experimente uma "gaveta" ou apoio de teclado. Os braços e partes superiores das mãos, que contêm tendões estendendo-se para os braços pelos quais os dedos são controlados, devem se estender para frente. A maneira mais fácil é com um apoio ou gaveta de teclado. Deve ficar quase no seu colo – a altura exata dependerá de seus braços, seus apoios e o teclado em si.
- Um grande apoio amplo é normalmente melhor, porque um mouse pode ficar ao lado dele e as coisas não tendem a escorregar, mas às vezes interferem com os braços.
- Os cotovelos devem ficar ligeiramente para fora para que as mãos precisem se voltar para dentro para alcançar as teclas. Isto significa que o teclado precisa ficar perto do estômago. Puxe a gaveta para fora e puxe a cadeira até ela.
- 12Escolha um ou mais monitores. Os monitores de LCD são praticamente universais agora e tendem a causar menos cansaço visual do que os CRTs. Use conexões digitais tais como DVI (sem necessidade de cabos caros; um grande benefício da transmissão digital é que um problema que não é grande o suficiente para transformar "zeros" em "uns" não tem qualquer efeito). Alguns monitores não suportam conexões digitais; algumas placas de vídeo não oferecem suporte a conexões digitais ou resoluções maiores de 1920x1200, muitos não suportam dois monitores e algumas suportam três. Conseguir estes recursos é mais uma questão de procurar por eles do que pagar caro, exceto talvez no caso de placas de vídeo com três entradas.
- Se você tiver um monitor CRT, aumente a taxa de atualização (60 Hz ou mais lento é mal perceptível como cintilação; 70 Hz é melhor; 85 Hz ou superior é bom) e considere um filtro de brilho. Se você está escolhendo um monitor CRT, procure por um que seja verticalmente ou totalmente plano, para que toda a sua superfície esteja na mesma posição (em relação a pelo menos um eixo) e inclinando-o ligeiramente, pode refletir o brilho de uma determinada direção imperceptivelmente para longe de você.
- Os monitores devem cobrir uma área grande o suficiente para que você possa ter todos os documentos em que você trabalharia de uma vez abertos simultaneamente e mostrando dados suficientes para que você não precise clicar ou rolar regularmente para a frente e para trás, perdendo tempo e se esforçando para lembrar o seu conteúdo.
- Posicione vários monitores lado a lado. O pescoço se desequilibra quando inclinado para cima e para baixo, e os olhos não se movem muito longe para cima e para baixo por conta própria, então há pouco a ganhar empilhando vários monitores.
- Molduras podem ser uma distração, particularmente entre vários monitores. Escolha um monitor com uma moldura estreita, discreta, sem reflexo, de preferência fosco preto ou cinza. Entretanto, monitores grandes são mais caros por unidade de área do que aqueles de tamanho médio. Um ou mais monitores de 30 polegadas (76cm) de 2560 x 1600 são ótimos, mas monitores de 24 polegadas (61cm) de 1920x1200 teriam um preço melhor se comprar mais de um.
- Quanto maior a resolução, melhor é (geralmente). Se o texto é muito pequeno, você pode aumentá-lo para ficar mais claro.
- Cobrir uma área maior do que o seu campo de visão para a frente com monitores traz rendimentos decrescentes.
- Evite monitores brilhantes. Eles parecem melhor quando desligados, mas não são muito diferentes quando ligados e criam brilho refletindo luzes brilhantes por trás do monitor.
- 13Ajuste os monitores.
- Coloque-os na parte traseira da mesa para reduzir um foco muito perto. Isto irá reduzir a fadiga ocular e possivelmente a miopia.
- O monitor mais utilizado deve estar diretamente na sua frente para facilitar manter o corpo reto. Os outros devem ficar em um ou ambos os lados.
- Identifique o monitor mais utilizados para o sistema operacional como sendo o monitor primário para que itens como menus de programas possam ser colocados sobre ele automaticamente. Se os monitores são de tamanhos diferentes, use o maior deles.
- Com a cabeça reta, levante os monitores para que seus centros, em relação à altura, fiquem mais ou menos diretamente na frente de seus olhos ou até mesmo um pouco acima. Este evitará que você fique encurvado.
- Incline-os para que eles fiquem perpendiculares em ambos os eixos (isto é, normal) de seu campo de visão. Vários monitores devem ficar em forma de arco, com seus centros equidistantes da sua cabeça. Isso mantém o máximo deles em foco ao mesmo tanto quanto possível. Seus olhos não precisarão reforçar enquanto você olha ao redor.
- Combine a iluminação do monitor com a luz ambiente. Não trabalhe no escuro. Mantenha a luz ambiente o mais difundida possível e ajuste a sua intensidade para manter objetos brancos na sala não muito mais fracos do que as áreas brancas no monitor – que é muito brilhante. Você também pode calibrar o brilho do monitor, mas com a maioria dos monitores, você provavelmente vai preferir diminuir ele ao máximo. Iguale o ajuste de branco no monitor aproximadamente com a luz ambiente, geralmente com uma configuração no monitor ou no sistema operacional.
- 14Torne seus documentos em papel uma extensão de seus monitores.Assim como é mais fácil de alternar a atenção entre documentos de computador mantendo eles perto um do outro através de uma área ampla de monitores, é mais fácil de alternar a atenção entre documentos em papel e um computador mantendo os documentos de papel perto do computador e a uma distância similar de seus olhos. Escorar um documento de papel em pé ao lado do computador se você só vai ler ele, ou em um apoio resistente na frente e inclinado para cima em direção do monitor se você também vai escrever nele. Certifique-se de que o apoio não vai bater ou riscar a tela.
- 15Ajuste seu ambiente de trabalho.
- Temperatura. Mantenha-se aquecido. O frio entorpece, endurece e retarda os dedos. Calor ou frio excessivo entorpece, endurece e retarda a mente. 21°C é o melhor para a maioria das pessoas.[9] Se o escritório estiver muito frio, use algo quente e, especialmente em volta dos pulsos, folgado. Se está muito quente, use roupas finas, soltas e refresque-se com um ventilador silencioso ou, de preferência, uma brisa natural.
- O calor não flui bem do núcleo do corpo produtor de calor, contíguo e isolado até os dedos quando você está apenas sentado em uma mesa, então isolar-se com roupas pesadas para conservar calor suficiente para manter os dedos macios em um ambiente frio pode superaquecer seu núcleo (e cabeça) um pouco e fazer você ficar com sono. Um ambiente suficientemente quente torna estes ajustes desnecessários.
- Os pés geralmente não precisam fazer muita coisa no computador, mas podem distraí-lo incansavelmente se esfriarem. Você pode aquecê-los seletivamente com um apoio para os pés aquecido ou com um aquecedor sob a mesa – de preferência um do tipo por ar forçado, assim ele não pode causar fogo através da radiação e, com todas as características de segurança modernas – que vai consumir muito mais energia e aquecerá significativamente as pernas e o tronco, também.
- A qualidade do ar. Mantenha o ar limpo. Talvez perfumado, se você for bom com aromaterapia.
- Fedores, excesso de poeira ou outra poluição vai ser uma distração e deverá ser resolvida de acordo com as circunstâncias individuais.
- Dióxido de carbono pode se acumular em áreas densamente povoadas e causar letargia e uma sensação de "ar velho" que pode distrair.[10] As casas geralmente vazam mais ar fresco do que o suficiente para o seu número limitado dos ocupantes, mas é possível usar um medidor de dióxido de carbono para ajustar o equipamento de ventilação para a substituição de ar adequada em um grande edifício. (Substituição de ar demasiadamente rápida desperdiça energia de aquecimento no inverno e de arrefecimento no verão).
- Umidade muito baixa costuma provoca pele seca e sinusite no inverno. Corrija isso com um umidificador portátil ou automático instalado permanentemente. Umidade muito alta pode, mais frequentemente no verão, causar mofo, levando a doenças e mau cheiro. Ar condicionado geralmente irá corrigir a umidade excessiva: ele gela o ar e o condensação é drenada para longe ou evaporada ao ar livre. (Um desumidificador é essencialmente um ar condicionado cujas bobinas quentes também ficam dentro de casa. Geralmente é melhor usar um ar condicionado e manter a refrigeração).
- Aromas agradáveis podem melhorar o humor e a atenção. Por exemplo, aromas cítricos podem aumentar o estado de alerta, flores podem acalmar e melhorar a concentração e o cheiro de floresta pode relaxar.[11] Você pode se acostumar e deixar de notar os aromas depois de um tempo. Portanto, é uma boa ideia alternar eles com geradores de perfume com temporizadores: compre uma unidade integrada ou simplesmente conecte um vaporizador elétrico a um temporizador.
- Iluminação. A escuridão provavelmente te dá sono. Ela força os olhos a se concentrarem precisamente e sua mente, já que ter profundidade de campo superficial por causa da dilatação, uma defasagem de focalização precede a visão muito quando você muda o seu campo de visão.[12] Pode não ser nenhuma surpresa que os invernos escuros podem até te deprimir.[13].
- Luz brilhante e uniforme é o melhor. Procure pelo menos duas lâmpadas fluorescentes de 27 watts compactas (ou tubos fluorescentes de 1 metro) para iluminar uma sala pequena; quatro para uma sala grande.
- Lâmpadas incandescentes exigem um desperdício de potências ou até mesmo perigosamente aquecidas para este tipo de iluminação. E a temperatura da cor é errada.
- Luminárias fluorescentes com difusores, luzes para lojas invertidas em cima de prateleiras para refletir no teto ou torchieres com várias lâmpadas são as melhores opções.
- Você pode preferir o olhar de um candeeiro de mesa, mas lâmpadas fluorescentes de estilo compacto de alta potência são difíceis de caber nelas. Use um tecido sintético, liso, branco, ou seja, em grande parte translúcido, para difundir a luz enquanto bloqueia o mínimo possível. Uma lâmpada Sylvania Dulux-EL de 65W é particularmente pequena para uma lâmpada de alta potência e uma luminária de 30 cm pode ser dobrada para ficar mais ampla (na parte superior e novamente na parte inferior) para caber em torno dela.
- Até mesmo uma luz relativamente difusa tem "pontos quentes", normalmente os próprios dispositivos elétricos ou as manchas do teto acima deles, reflexões especulares (brilho) da qual podem distrair. Uma superfície de mesa escura e fosco é melhor. Se a sua for clara ou brilhante, experimente um revestimento de mesa de plástico. Procure um com uma superfície de aspecto macio, parecida com couro, não apenas uma textura em uma superfície brilhante. Uma viseira ou boné mantém a sobrecarga de luz fora do campo de visão de entrar diretamente nos olhos ou através das bochechas para produzir um clarão velado sutil que pode distrair e cansar. [14]
- Luzes fluorescentes devem ter reatores "eletrônicos" que piscam imperceptivelmente milhares de vezes por segundo, e não reatores "magnéticos" que cintilam visivelmente, especialmente na visão periférica, ou que pelo menos incomodam subconscientemente. Lâmpadas fluorescentes compactas baratas e luminárias fluorescentes frequentemente têm o tipo magnético.
- A temperatura de cor (matiz).[15] Lâmpadas incandescentes e fluorescentes de "branco quente" (2800-3400 mil de temperatura de cor) são de cor laranja, como a luz de manhã cedo e tarde da noite. Lâmpadas de "luz do dia" (5000-6500 mil) são azul e branco, como a luz de sol e do céu ao meio-dia. Lâmpadas "branco forte" ou "branco fresco" (4000 mil) ficam entre os dois, são comuns em cozinhas e edifícios comerciais. Lâmpadas de luz do dia aparentam ser distintamente azuis ao lado de outros tipos, mas você provavelmente vai se acostumar a elas ao longo do tempo. E, como a matiz sugere ao corpo que é meio-dia, elas aumentam o estado de alerta.[16] Branco forte proporciona um benefício parcial.
- Equilibre a temperatura de cor e o brilho. As melhores opções são luz clara e temperatura de cor alta azul-branca, mas elas precisam combinar.[17] Assim como um pôr do sol azul, em vez de laranja, faria o mundo parecer muito estranho, uma lâmpada do tipo luz do dia com temperatura de cor alta azul-branca parece estranha se não houver muito disso. Por outro lado, luz intensa branco quente parece suja. Se você acha que luz brilhante causa distração ou não tem luminárias o suficiente para a intensidade necessária para tornar as lâmpadas de luz do dia parecerem boas, use o branco forte.
- Eventualmente, você vai precisar dormir, mesmo que só um pouco. Luz brilhante azul e branco constante pode fazer você perder a noção do tempo e estender sua energia além da hora de dormir e cansar sua inteligência. Não convém ter muito dela em casa. Observe a luz do lado de fora, se possível, e olhe ocasionalmente para o relógio para deixar de trabalhar na hora certa e sair do seu computador de casa em um horário razoável.
- Você poderia colocar uma lâmpada de luz do dia com um temporizador para desligar em um certo horário, deixando uma lâmpada amarelada e mais fraca como um lembrete suave para terminar cada dia. Existem até mesmo programas disponíveis, como o Redshift, que ajusta automaticamente o equilíbrio de cor do monitor para imitar a natureza, conforme as horas passam.[18]
- Barulho. O silêncio é geralmente melhor. Ruído branco é melhor do que sons distintos que podem distrair.
- Reduza o ruído, incluindo ruídos do computador, tanto quanto possível. Por exemplo, computadores fazem muito mais barulho quando eles ficam quentes no interior, o que poderia indicar um acúmulo de poeira. Além disso, um ventilador de maior qualidade irá reduzir ruídos de zumbido.
- Mantenha equipamentos de escritório barulhentos acima ou abaixo de você, protegidos por móveis e com os orifícios emissores de ruído virados para longe de você se não for possível movê-los de lugar. Mas não bloqueie as suas aberturas. Impressoras de alta velocidade às vezes podem ser configuradas para funcionar um pouco mais lentamente e ser muito mais silenciosas.
- Tampões de ouvido ou headphones com redução ou cancelamento de ruído podem diminuir o ruído em excesso. Um gerador de ruído branco pode mascarar um ruído que causa mais distração, mas mantenha-o por perto, para que o volume possa ficar baixo e reduzir o nível de ruído global para todos.
- Música rápida e alegre (tente rádios online) pode ajudar a manter sua mente semi-ocupada ao invés de frustrada e te ajudar quando você estiver fazendo tarefas simples e repetitivas que exigem pouca concentração. Mas não distraia os outros: considere fones de ouvido.
- "Movimentar e esticar". Mesmo com os melhores espaços de trabalho, você ficará mais confortável se você mudar de posição na cadeira ocasionalmente. Se alongue ou caminhe a cada duas horas para aliviar e redistribuir a pressão, estresse e tensão e ver e ouvir algumas coisas novas. Talvez até humanos.
- Se você precisa ficar atento:
- Recline-se menos, mas não tanto que você tende a ficar caído para frente quando relaxado.
- Olhe e seja visto através de seu monitor (ou dois pequenos monitores). Se você é baixo, eleve seu assento e apoio para os pés. Baixe seu monitor para que você possa ver e ser visto por cima, mas não tanto que você tem que inclinar a cabeça para baixo e esticar o pescoço para evitar ficar ainda mais caído para frente. Manter uma distância suficiente irá reduzir o ângulo pelo qual você tem que olhar para baixo. Considere uma mesa com um canto chanfrado para organizar o computador para seu conforto, mas poder ver as pessoas em sua visão periférica.
- Reajuste o ângulo do seu monitor para ficar perpendicular à sua linha de visão em direção a seu centro, e o ângulo de seu apoio para os pés para apoiar seus pés ligeiramente estendidos.
- Laptops apresentam algumas opções, dependendo de quanto equipamento extra você quer ter no local de uso:
- Conecte um monitor externo, teclado e mouse, diretamente ou através de uma estação de encaixe, para usar um laptop quase exatamente como um computador de mesa.
- Um laptop como um computador de mesa introduz alguns ajustes. O cooler é frequentemente barulhento e estridente em comparação com cooler de um computador de mesa, e o laptop muitas vezes não pode ser colocado no chão de maneira prática para distanciar o ruído de você. Muitas vezes, o tapete iria cobrir a entrada de ar. Laptops raramente suportam dois monitores ou resoluções maiores que 1920x1200 externamente, ou memórias ECC para melhor estabilidade de funcionamento.[19]
- Conectar acessórios com links de rádio embutidos no computador, como Bluetooth, ou com pequenos adaptadores sem fio que fiquem quase nivelados com as bordas das portas USB e podem ser deixados fixados num local, reduz a chance de deixar o computador cair ou quebrar os conectores acidentalmente ao puxar os acessórios ou empurrar eles dos conectores.
- Eleve um laptop em suporte emborrachado menos escorregadio, ou, em último caso, numa caixa mais escorregadia ou livros para colocar a sua tela em uma altura correta e conectar um teclado e mouse externos para otimizar tudo, exceto o tamanho do monitor.
- Se você estiver usando apenas um laptop, tente colocá-lo em uma gaveta de teclado (uma grande com uma borda, para evitar deixar o laptop cair).
- Ou simplesmente recline em uma cadeira com ele em seu colo. Descanse os braços sobre os apoios de braços ou simplesmente em seu colo. Embora descansar os antebraços no seu colo ou descansar as palmas das mãos na frente do teclado e posicionar suas mãos na área de teclado não seja o ideal, não é tão ruim com um laptop quanto seria com um teclado normal, pois o laptop geralmente é fino e o teclado é um pouco rebaixado. Verifique se sua perna não está bloqueando qualquer entrada de ar inferior. Um laptop com entradas de ar e escapamentos na borda, ao invés de no fundo, é melhor.
- Conecte um monitor externo, teclado e mouse, diretamente ou através de uma estação de encaixe, para usar um laptop quase exatamente como um computador de mesa.
- Experimente o layout de teclado Dvorak para reduzir o movimento do dedo atribuindo letras mais comuns às teclas mais facilmente alcançadas e apertadas. Basta simplesmente dizer ao sistema operacional para "remapear" (reconhecer diferentes símbolos para) as teclas e re-rotulá-las se quiser. Você não precisa de um novo teclado e pode trocar facilmente. Sua destreza do dedo não vai embora, mas as novas posições das teclas vão levar tempo para aprender.
- Perca peso para que haja menos de você para apoiar e crie músculos, para poder se apoiar mais.
- Use roupas da parte inferior do corpo, incluindo a roupa interior, que fiquem folgadas na cintura quando você levantar. Sentar vai apertá-las, pois puxa a parte de trás para baixo e empurra a frente para cima, assim elas cabem em você sem ficar apertadas. Quando você ficar sentando por horas, elas ainda devem estar um pouco soltas e confortáveis. Se você aliviar a pressão ficando caído para frente para alargar o ângulo que seu abdômen e suas pernas formam curvando a parte inferior das costas, você vai trocar o apoio gentil de sua cadeira e a força de uma coluna reta por uma espinha curvada tensionada. Então, em vez disso, elimine a pressão.
- Uma peça de vestuário suspensa pelos ombros, como um par de calças com suspensórios ou um vestido, é melhor porque não precisa se agarrar na cintura para não cair.
- Uma roupa que não se encaixa firmemente em torno nas pernas, como uma saia solta, não deve se puxar tanto de maneira torta. Mas pode apertar quando você se sentar, pois algumass áreas do corpo empurram para cima. Procure uma que seja confortável o suficiente em áreas que apertam pouco ou nada para segurar, e que fique solta nas áreas que se contraem.
- Uma peça de vestuário que fica suspensa pelos quadris, como calça sem suspensórios, pode, se necessário para se mover, ser apertada temporariamente com um cinto. Ou pode se apertar confortavelmente com elástico ou um cinto com elástico.
- Compare roupas com elástico cuidadosamente. Procure por aquelas com abundância de comprimento extra no tecido plissado e entrelaçado não-elástico associado com o elástico para que ela se estenda com a tensão que não seja alta e aumenta apenas moderadamente quando você sentar, levantar e se mover.
- Se inclinar na cadeira com os pés um pouco para frente, mas apoiando seus joelhos empurra a cadeira para trás. Se ela tende a rolar para longe de sua posição mais confortável, evite um tapete de cadeira de plástico liso ou até mesmo adicione um tapete com um revestimento antiderrapante para evitar que ela role muito facilmente.
- Mantenha estes princípios em mente quando você for ajustar outros tipos de assentos e controles, tais como os de um carro.
- Às vezes, há uma compensação entre relaxamento e altura. Em um carro que precisa de energia para tudo e tem controle da velocidade de cruzeiro, mantenha seu assento baixo e descanse seu calcanhar no chão, para que você só precise apenas estender o encosto e estender seu pé periodicamente para parar ou ir. Mantenha os cotovelos descansados nos lados, de preferência no nível dos apoios de braços, e as mãos relaxadas de uma maneira equilibrada nas posições de oito e quatro horas no volante e não em uma posição instável perto do topo. Você pode precisar compensar as mãos um pouco para que o carro siga em linha reta (ou muito ligeiramente longe do tráfego) sem tensão constante se seus descansos de braço não estão nivelados ou se algo não estiver totalmente simétrico. Para um veículo ou estilo de condução que exigem maior esforço ou esforço mais frequente, talvez você prefira sentar-se sobre ou perto dos controles para ficar em cima deles. Não importa o que é mais confortável, certifique-se que você tem bastante alcance e amplitude de movimento para usar os controles em uma emergência.
- A parte mais cara dos sistemas de computação não é nada no computador, mas sim o operador na frente dele.[20] Então, remover gargalos no foco sustentado do operador, clareza de pensamento e rapidez de entrada de dados e precisão é um ótimo lugar para começar os esforços para melhorar a produtividade.[21] Apoios para braços macios podem economizar muito mais tempo na transferência de dados para os dedos do que uma CPU rápida pouparia em transportá-lo quando a informação atinge teclado.
- Manter o espaço em torno de um computador bem iluminado e com a temperatura adequada pagará por si muitas vezes através do aumento da produtividade.[22]
- Para economizar energia na climatização de uma casa grande e principalmente vazia, escolha um local fresco no verão e uma zona quente, com aquecedor ou cobertor elétrico, no inverno.
- Se você precisa ficar atento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário